topico_58028

988 palavras 4 páginas
Construção de Edifícios
Esta aula pretende dar ao aluno um panorama geral sobre Engenharia Civil.

Apresentação

A Engenharia pode ser definida como a atividade em que os conhecimentos científicos e técnicos, aliados à experiência prática, são aplicados para exploração e transformação dos recursos naturais, para o projeto, construção e operação de bens e serviços, considerando o planejamento ambiental, em benefício da sociedade.
Dentre as diversas modalidades da engenharia, a Engenharia Civil em especial é das mais antigas, surgindo no Brasil no período colonial. No momento atual a ela é identificada em dois setores, que podem ser considerados um divisor de águas, ou seja, Engenharia Civil da Construção de Edifício e a Engenharia da Construção Pesada.
Segundo Assumpção (1996), a Engenharia da Construção Civil de Edifícios é caracterizada por operar basicamente com obras de edificações, seja na produção para a venda em mercado aberto
(imóveis residenciais e/ou escritórios), seja para exploração comercial do imóvel (shoppings, hotéis e flats). Esse tipo de Engenharia é caracterizado pelos empreendimentos imobiliários, que resultam efetivamente em um negócio imobiliário, através da transferência do direito de propriedade sobre o bem imóvel.

Os clientes finais e os usuários das edificações compõem uma população extremamente heterogênea em relação às necessidades funcionais e ambientais do ambiente construído, às disponibilidades financeiras e às próprias aspirações de cada usuário.
Principais áreas de conhecimento e serviços de apoio ao desenvolvimento de projeto e execução de obras de construção de edifício

Áreas de conhecimento envolvidas na construção de edifícios

Principais serviços

E
N
G
E
N
H
A
R
I
A

Construção de edifício

C
I
V
I
L

Arquitetura

- Projeto Arquitônico
- Coordenação de Projetos
- Paisagismo
- Conforto Térmico
- Projeto Acústico
- Luminotécnica
- Urbanismo

Eng. Residente

- Projeto de Fundações
- Estruturas
- Hidráulica
- Projetos para

Relacionados