Portfolio Saude Da Mulher

Páginas: 12 (2801 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Medicina da UFRJ – Campus Macaé
Internato rotatório em Saúde da Mulher
Aluno: Francisco Doria Costa Neto / DRE: 110183592
Data: 12/07/2015
Portfólio de atividades do internato em Saúde da Mulher

1) Introdução

Este documento tem por finalidade relatar as impressões pessoais vivenciadas durante o internato de Saúde da Mulher (ginecologia eobstetrícia), levando em consideração os diversos campos de prática onde fui alocado, os diferentes preceptores com os quais tive contato, as situações ambulatoriais, emergenciais, atividades de enfermaria e cirúrgicas nas quais pude participar como acadêmico, sempre supervisionado pelo regime de preceptoria. Não tem por objetivo fazer quaisquer denúncias ou críticas, mas apenas reflexões baseadas nomeu dia-a-dia ao longo dessas 16 semanas.

2) Impressão geral do Internato de Ginecologia e Obstetrícia

Posso dizer sem medo que este foi o internato que mais me surpreendeu positivamente. Primeiro porque, antes de entrarmos no internato, cogitaram a hipótese de sermos realocados para realizar o internato de GO no campus do Rio de Janeiro, por falta de infraestrutura adequada e parceria com osserviços de GO do município de Macaé, o que já gerou nos alunos algum medo de porventura ter que fazer o rodízio em Macaé. Segundo porque, apesar de ter sido monitor da disciplina de Saúde da Mulher durante um ano, naquela época ainda não tinha desenvolvido um interesse genuíno pela área e, portanto, não entrei na rodada com muita motivação, achando que não iria gostar. Apesar do exposto acima, aexperiência que tive nesta rodada foi de encontro com aquilo que eu esperava – um rodízio desestruturado, onde os alunos ficariam a mercê da maré, no qual teria que realizar atividades que consideraria desagradáveis.

Desde o início, recebemos por e-mail do coordenador um plano de atividades, as normas a ser seguidas pelos internos, um cronograma de tarefas com uma escala de alocação dos alunospor campo de prática, além dos instrumentos de avaliação que seriam utilizados no intuito de considerar a aprovação ou não dos estagiários. Esse foi um ponto que considero positivo no geral. Isso é importante, pois passa alguma segurança ao aluno que está entrando na rodada. O coordenador do internato sempre se mostrou muito solícito e interessado no bom funcionamento da rodada, recebendo asdemandas dos alunos e fazendo o possível para resolvê-las, com modificações favoráveis que aconteceram dentro da própria rodada [ou seja, contemplou os alunos que estavam rodando, e não apenas os que viriam depois].

No passar das semanas pude notar que todos os preceptores, tanto os dos ambulatórios, dos plantões e enfermarias no HPM, quanto o do ultrassom e cirurgia ginecológica estavam cientes ereceptivos à chegada dos internos, sempre muito solícitos e com vontade de ensinar, explicar e esclarecer as dúvidas. Os campos de prática estavam bem estruturados, exceto pelo espaço restrito dos consultórios do NUAMC e alguns inconvenientes com excesso de mosquitos algumas vezes durante as consultas. Ainda assim, não faltou vontade de passar o conteúdo, não faltou paciente para aprender, casosdiversos que contemplaram uma parte muito grande do conteúdo de Ginecologia e Obstetrícia e possibilitou assim correlacionarmos a teoria com a prática.

O canal teórico foi bastante proveitoso no sentido de discutir, em uma reunião não muito extensa, temas corriqueiros e importantes de Ginecologia e Obstetrícia, considerando aspectos fisiopatológicos, diagnósticos, terapêuticos e clínicos de afecçõesque, se não todas, a maioria vimos nesta mesma rodada, na prática. Além disso, discutimos nas últimas semanas casos clínicos interessantes que nos levaram a estudar em casa e levantar diagnósticos diferenciais, abrindo rodas de conversa enriquecedoras.

Nos próximos itens deste documento, pretendo relatar em linhas gerais alguns casos interessantes, além das minhas impressões pessoais mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saude da mulher
  • saude da mulher
  • saude da mulher
  • Saúde da mulher.
  • saude da mulher
  • Saúde da mulher
  • Saúde da mulher
  • saude da mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!