PORTFLOLIO IND

Páginas: 9 (2177 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Curso Superior de bacharelado em Servico Social







Elisandra Silva de Souza








O CRESCIMENTO DA CLASSE “C” NA ATUALIDADE

















Rio Branco
2014







Elisandra Silva de Souza












O CRESCIMENTO DA CLASSE “C” NA ATUALIDADE










Trabalho apresentado ao Curso de Servico Social da Universidade Norte do Paraná –UNOPAR.Rio Branco
2014


SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 03
2. O crescimento do consumo na classe Cl 04
3. Consumismo e o comportamento moderno 05
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 07
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08
6. ANEXO 1 09














1. INTRODUÇÃO

A Classe C atinge outras classes sociais e faz com que os mais pobres também consumam produtos que antes não tinham acesso, como por exemplo, a classe Ecomprando em um mercado onde o dono é da classe C, assim como bens e serviços “descartados” pela classe C ganham novos compradores. Este estudo tem como objetivo estudar a ascensão da Classe C na atualidade bem como seu comportamento frente nova modelo consumista e como estas mudanças estão influenciando nas estratégias sociais e cidadã. Sua importância se dá ao fato das necessidades de se colocarclaro o novo paradigma econômico e cidadão da atualidade.
A pesquisa tem como base os estudos bibliográficos, periódicos, revistas entre outros que abordam o assunto em estudo. As da classe C são protagonistas do consumo. Prova desse consumismo aliado ao capitalismo é que todos os entrevistados (anexo) foram unanimes em responde que estão acompanhando o processo de modernização por meio doconsumo



















2. O crescimento do consumo na classe C

Os conflitos entre classes sociais estiveram presentes historicamente no cenário econômico brasileiro em um contexto de desigualdade marcante. Mas a partir do início dos anos 2000, houve uma quebra estrutural dessa desigualdade em razão de uma maior estabilidade macroeconômica e de políticas direcionadas à redução da pobreza.Verificou-se a partir de então um período de transição marcado pela ascensão das famílias brasileiras de baixa e média renda, tomando grandes proporções e gerando uma "Nova Classe Média". Conforme publicação da FECOMERCIO-SP (2012) com base em dados do IBGE, mais de 12 milhões de famílias, isto é, quase 40 milhões de pessoas ascenderam às classes de renda C e B entre 2003 e 2009.
Estas pessoas têmdespertado a atenção dos pesquisadores por adquirir hábitos da antiga classe média e por terem seus próprios padrões de consumo e convivência social. Segundo Neri (2012), o Brasil possui hoje mais de 100 milhões de pessoas na Classe C, o que permite afirmar que este é um país, predominantemente, de uma nova classe média. Portanto, é necessário deixar claro a definição do que se entende como essa novaclasse e, além disso, identificar o que ela consome, quais setores de atividade recebem mais a sua influência e quais as regiões são mais beneficiadas por sua expansão.
Em síntese, foi possível mostrar que o crescimento da Classe C tem impactos significativos sobre o consumo e, como consequência, tem gerado diferentes incentivos em toda a cadeia produtiva nacional. Ainda que não totalmenteclaros os processos de reordenamento sociais em curso, acredita-se que os resultados aqui expostos tenham fornecidos novos elementos para o debate, ao abordar a expansão de renda observada no país por meio de impactos nas cadeias produtivas regionais.
De acordo com Gnaccarini ( 2014 ) a chamada classe C inclui 54% da população feminina e deve continuar a ascensão econômica verificada nosúltimos anos. Segundo Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto Data Popular (o q é isso?), “isso se deve principalmente pela manutenção da taxa de emprego e do processo de melhoria no nível educacional dessa faixa de renda.”
Segundo Gnaccarini (2014 ), essa classe média só existe porque a mulher foi para o mercado de trabalho e passou a ser uma fonte extra de renda. Para se ter uma ideia de como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A O IND
  • Ind
  • Portflolio Meio Ambiente
  • Ind. de Alimentos
  • IND POR ENCOMENDA
  • 6 sem ind
  • ind gena
  • Trabalho Ind

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!