RELATORIO DUREZA DA AGUA

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA
LICENCIATURA EM QUÍMICA










DUREZA TEMPORARIA DA ÁGUA E PERMANENTE

DATA: 22/04/2015







ALUNO: RONALD THIAGO DE PAULO
LQ 1223003-21
PROF:HILTON




















SÃO LUIS
2015

INTRODUÇÃO
A água é dita dura quando nela estãodissolvidos sais dos cátions Ca2+, Mg2+ e Fe3+. Em baixas concentrações, a presença destes íons não chega a ser prejudicial ao uso doméstico da água mas concentrações maiores destes íons interferem com a ação de limpeza de sabões e detergentes (pois dificultam a formação de espuma), causando também a corrosão de canos de aço, especialmente aqueles que transportam água quente. A dureza temporária édecorrente da presença de Mg(HCO3)2 . Ela é chamada de temporária porque pode ser eliminado pela fervura, o que expulsa o CO2 e desloca o equilíbrio. Assim, os bicarbonatos se decompõem aos carbonatos, precipitando o carbonato de cálcio. Se este for filtrado ou for removido por sedimentação, a água estará livre da dureza. A dureza permanente não pode ser eliminada por fervura. Esta decorreprincipalmente da presença de MgSO4 ou CaSO4 na solução. Pequenas quantidades podem ser obtidas em laboratório por destilação ou passagem através de uma coluna de resina de troca-iônica, onde os íons Ca2+ e Mg2+ são substituídos por Na+. Os íons de sódio não afetam a capacidade dos sabões de produzir espuma. O experimento realizado tem como objetivo observar a presença de dureza permanente e temporáriaem água. Para observar a presença de dureza permanente foi realizado o seguinte procedimento.
MATERIAIS E REAGENTES
Funil
Carbonato de cálcio
detergente
Bicarbonato de sódio
Carbonato de sódio a 10%
Estante para tubos de ensaio
9 tubos de ensaio
Sulfato de sódio
Papel filtro
Pipetas
Sulfato de magnésio 0,005 ml/l
Bastão de vidro
2 erlenmeyer de 250 ml
Vidro de relógio
fenolftaleína
Bico de Bunsensabão

espátula
Fósforo



PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1) Dureza Temporária: pesar em um vidro de relógio 1g de carbonato de cálcio em pó e colocar em um erlenmeyer contendo 100 ml de água destilada, adicionando em seguida 5 gotas de fenolftaleína. Borbulhando gás carbônico durante 5 minutos com auxílio de uma pipeta. Filtrar e obter água de bicarbonato de cálcio. Retirar 30 ml de filtrado etransferir 15 ml para o tubo de ensaio I e 15 ml para o tubo de ensaio II. Ferver o tubo I durante 5 minutos e aguardar esfriar para em seguida filtrar. Passar o novo filtrado para o tubo de ensaio III. Colocar um pedacinho de sabão em cada um dos tubos de ensaio II e III e agitar vigorosamente.
2) Dureza Permanente: retirar 30 ml de solução de sulfato de magnésio 0,005 mol/L e transferir para o tubo deensaio I e 15 ml para o tubo II. Adicionar ao tubo I, 5 ml de carbonato de sódio a 10% e em seguida filtrar para dentro do tubo III. Colocar um pedacinho de sabão em cada um dos tubos de ensaio II e III e agitar vigorosamente. Repetir o procedimento substituindo o sabão por 4 gotas de detergente.



RESULTADOS

1) Dureza temporária: pesou-se em um vidro de relógio 1g de carbonato de cálcio ecolocou-se o mesmo em um erlenmeyer contendo 100 ml de água destilada, adicionando-se em seguida, 5 gotas de fenolftaleína. Foi observado que a solução passou da cor branca à rósea.
Borbulhou-se a mesma durante 5 minutos, a solução voltou à cor branca. Foi realizada a filtragem, obtendo-se uma solução transparente. Retirando-se 30 ml da solução pronta, foi transferido 15 ml para o tubo I e 15 ml parao tubo II.
O tubo I foi aquecido por 5 minutos e filtrou-se novamente, colocando-se o conteúdo filtrado no tubo III, adicionou-se o sabão e depois de vigorosamente agitado, obteve-se uma solução sem formação de espuma (água dura). No tubo II foi colocado o sabão e agitado. A substância ora transparente passou à coloração rosa, com formação de espuma.

2) Adicionou-se 75 ml de sulfato de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de dureza da água
  • Relatório sobre dureza da água
  • Relatorio dureza da água
  • Relatório da Determinação da Dureza da Água
  • Relatorio de dureza total de agua
  • Relatório de prática da dureza da água
  • Relatório de determinação de dureza da água
  • Relatório determinação complexométrica da dureza de águas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!