Porcesso da Borracha

Páginas: 2 (318 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Borracha Natural:
É o elastômero natural obtido do látex. Pode também ser obtida a partir de várias outras plantas.
A borracha natural, a qual provém da coagulação do látex, contém ao lado deoutras substâncias secundárias, um hidrocarboneto responsável pelas propriedades características do produto. Esse hidrocarboneto é a molécula do polipreno e pode ser considerada como uma cadeia formadapela junção de um grande número de elos do monômero isopreno , C5H8.
É por isso que a borracha crua não vulcanizada, se torna plástica pela ação do calor. A borracha crua esticada e esfriada atemperatura muito baixa é quebradiça e, quando martelada, fragmenta-se em filamentos. Suas propriedades são semelhantes aos dos plásticos termoplásticos. A borracha deteriora-se na presença de luz solardireta por causa da sua reação com o oxigênio.
Para evitar que isso aconteça, é introduzido um pigmento negro carbôneo que desacelera este processo. Isso não impede que a borracha se deteriore, elacontinua a se deteriorar, mas lentamente, especialmente na presença de óleo ou graxa. Como a borracha é um termofixo (torna-se flexível ao ser aquecida), pode adquirir forma por extrusão e moldagem.
Éutilizada em grande escala na produção de pneus e também na fabricação de tecidos impermeáveis utilizados na confecção de capas de chuva,forros de superfícies. Não podemos esquecer também de suaimportância como componente principal na fabricação de mangueiras (setor automotivo). O látex é o leite colhido e preservado. Sob o ponto de vista físico-químico, é um sistema coloidal. Sua estabilidade éconservada com a adição de amoníaco. A sua preservação é auxiliada com fenóis.
O paranitrofenol é o de maior emprego. Os agentes biológicos costumam manchar a borracha muitas vezes. O oxigênio é oprincipal causador da deterioração da borracha. A luz ultravioleta, em tempo muito curto, torna a borracha "melada", principalmente quando não defumada. Portanto, deve-se proteger a borracha crua da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Borracha
  • Borracha
  • Borracha
  • Borracha
  • Borracha
  • borracha
  • Borrachas
  • Borracha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!