BAQUELITE (RESINA FENOL-FORMALDEÍDO

4968 palavras 20 páginas
Antes de iniciarmos, devemos esclarecer que as experiências aqui descritas são dirigidas aos profissionais da área de educação e para estudantes de química; indicadas para serem realizadas em laboratórios escolares e não devem ser feitas por pessoas sem o devido conhecimento técnico ou desacompanhados de um profissional da área de química.

1) Baquelite

2) Dióxido de carbono

3) Equivalente-grama

4) Funções da química inorgânica

5) Inibidores

6) Ponto de ebulição

7) Ponto de fusão (método de Thielle)

8) Preparo de solução 0,1N de HCl

9) Preparo de solução 0,1N de NaOH

10) Preparo de solução 0,1N de AgNO3

11) Análise da solução de soda cáustica comercial

12) Análise da água sanitária comercial

13) Trabalhando com metais

BAQUELITE (RESINA FENOL-FORMALDEÍDO) - A baquelite foi a primeira resina sintética explorada comercialmente em larga escala, e trata-se de um produto de condensação do fenol com o formaldeído e é classificada como uma Resina fenólica; seu principal produto comercial é a "Fórmica". É um plástico termoestável, ou seja, não sofre alterações físicas durante o aquecimento; pelo contrário, ocorre maior entrelaçamento das moléculas fazendo com que a baquelite se torne ainda mais resistente.

Em um tubo de ensaio de boca larga, cooque 5g de fenol, 15ml de solução de formaldeído a 40% e 3ml de solução concentrada de amônia (d = 0,88). Aqueça a mistura com uma pequena chama até que a mistura se torne opaca. Esfrie, rejeite a camada aquosa, retendo o material viscoso no fundo e aqueça em banho-maria a 60oC durante 30 minutos. Após isso, aqueça a massa pastosa em uma estufa a ar a a 75oC durante 4 a 6 horas, até que uma resina sólida aparece.

Topo da página

DIÓXIDO DE CARBONO (PREPARAÇÃO e PROPRIEDADES) - O dióxido de carbono (CO2) é um gás incolor, inodoro e mais denso que o ar. A uma

Relacionados