ponte akashi kaykyo

389 palavras 2 páginas
Análise comparativa entre MAM e Ponte Akashi Kaykyo
Escolhemos tal obra para compararmos com o MAM, pelas diferenças estruturais entre elas. A Ponte Akashi Kaykyo está localizada no Japão e é a maior ponte suspensa do mundo. Assim como no MAM, sua fundação foi o primeiro passo para a sua construção, a fundação da ponte é feita por caixões de 80 metros de diâmetro feitos de concreto armado que estão aterrados a 60 metros para garantir a sustentação da ponte.
As obras apresentam diferenças primeiramente com relação ao local em que estão inseridas. A ponte Akashi Kaykyo está em um local com ventos muito fortes, dessa forma a estrutura da ponte precisou ser pensada para que suportasse tais condições. Sendo assim, ela necessita de uma estabilidade aerodinâmica, a treliça foi escolhida por conferir rigidez, resistência e garantir a passagem dos ventos através da ponte, evitando também o risco de torção do tabuleiro. A área onde a ponto foi construída também é conhecida por ter abalos sísmicos frequentes, desse modo sua estrutura também teve de se adaptar a tal característica. Ela conta com um sistema que faz com ela suporte tremores de até 8,5 graus na escala Ricther e continue estável. Esse sistema é formado por pêndulos automatizadas que a mantem estável quando ocorrem terremotos ou ventos mais fortes.
As torres da ponte foram construídas a partir da junção de 30 peças pré- fabricadas, diferentemente do MAM cuja estrutura (os pórticos e as lajes) foi moldada in loco. Pode-se ressaltar também que as duas obras se diferenciam em relação ao material predominantemente usado em suas estruturas. Enquanto a estrutura da ponte é resolvida através dos esforços de tração nos cabos de aço, a estrutura do MAM é resolvida a partir do uso do concreto armado e dos esforços de tração e compressão.
A ponte conta também com 2 blocos de ancoragem em suas extremidades que fixam a ponte no solo e sustentam os cabos de aço entre as torres. Os cabos estabilizantes partem dos

Relacionados