politicas publicas

Páginas: 10 (2358 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
6.1. Introdução
A grande maioria de dos estudos já produzidos sobre as atitudes enfocou, na verdade, a mudança de atitudes. Em um instante de reflexão percebemos situações em que estão presentes a intenção e a tentativa de influenciar atitudes alheias. A conclusão mais geral que podemos extrair a respeito de mudanças de atitudes, é que na maioria das vezes as tentativas de mudar as atitudesdas pessoas fracassam.
6.2.Teorias da mudança de atitudes
Os dois principais grupos de teorias sobre mudança de atitudes são: o da coerência cognitiva, e da aprendizagem, tendo muitas outras, sejam ou não variações delas. Entende-se que as teorias de mudanças de atitudes, entre si, são mais complementares do excludente, e espera-se, serão integradas harmoniosamente quando uma teoria maisabrangente ser concebida.
6.2.1. Teorias da coerência cognitiva
A ideia mais central é a noção gestaltica de que as pessoas têm necessidade de integrar suas percepções e suas cognições de uma forma organizada e coerente. Se uma cognição não se ajusta às outras, produz-se um estado de tensão, de desconforto, que motiva a pessoa a buscar a resolução da incoerência, para reduzir o desconforto.
Para ateoria da dissonância cognitiva de Festinger, talvez a mais importante, há três maneiras pelas quais duas cognições podem ser dissonantes. A primeira, é quando existe, entre elas incoerência lógica. A segunda é a incoerência entre uma cognição e um comportamento da pessoa, ou entre os dois comportamentos. A terceira, é a desconfirmação de uma expectativa firmemente estabelecida. A dissonânciasentida pode ser de maior ou de menor intensidade, dependendo da importância e do numero de elementos dissonantes. Quanto maior a importância e o número de elementos dissonantes em comparação com os consonantes, maior será o grau de dissonância.
Existindo dissonância a tendência é reduzi-la, basicamente de três maneiras: diminuindo a importância do elementos dissonantes, colocando elementosconsonantes ou, finalmente, modificando um dos elementos dissonantes para que deixe de ser incompatível com o outro. As pesquisas tem enfocado principalmente três destas situações: Dissonância pós-decisória; Comportamento discrepante da atitude; Exposição seletiva à informação.
Dissonância Pós-decisória
Diariamente as pessoas se deparam com situações em que têm de decidir entre duas alternativas, sejaqual for a decisão, a dissonância será gerada em seguida, pois todos os aspectos negativos da alternativa escolhida e todos os aspectos positivos da alternativa rejeitada são dissonantes com a decisão tomada. A redução da dissonância vai se dar por algum dos processos, como diminuindo a importância do elemento dissonante, ou acrescentando elementos consonantes.
Comportamento Discrepante deatitude
Sempre que alguém age de forma discrepante com sua atitude sentirá dissonância, e a tendência será a de mudar a atitude. Dos dois elementos discrepantes- comportamento e atitude -é o último que deverá ser mudado, já que será muito difícil alterar o conhecimento de um ato já praticado.
Para que isso ocorra, será necessário que a pessoa perceba que ela optou livremente por aquelecomportamento, porque, se ela perceber que foi obrigada a isso, não sentirá dissonância alguma. Também não sentirá dissonância se ela pensar ter boas razões para o ato.
O que ocorre é que, quanto mais razoes têm uma pessoa para agir de uma forma, menos dissonância sentirá e não precisará mudar para reduzir a dissonância.
Uma possível aplicação destas conclusões são as situações em que um comportamentodesejado é coibido através de ameaças.
Exposição seletiva à informação
A partir do principio geral da teoria da dissonância, as pessoas tendem a buscar situações e informações que são consonantes com as atitudes já existentes e evitar aquelas que produzem dissonância. No entanto, algumas pesquisas que buscaram corroborar com essa ideia verificaram que realmente as pessoas buscam informações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas públicas
  • Política publicas
  • Politicas Publicas
  • Políticas públicas
  • Politica publica
  • Política pública
  • Politica publica
  • POLÍTICAS PÚBLICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!