POLITICA SOCIAL E ECONÔMICA

Páginas: 27 (6692 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

Constatamos que a Política Social abrange uma correlação de interesses sociais, econômicos e estruturais cujo objetivo é buscar resultados futuros para a sociedade. No contexto do bem-estar social, acreditamos ser muito mais complexa, pois precisam superar não somente suas dificuldades materiais, mas também, suas pobrezas políticas.
No âmbito estadual, suas ações muitas das vezessão influenciadas por determinados planejamento e políticas educacionais. Dessa forma atuam de maneira independente de áreas específicas em sua atuação profissional.
No contexto do estado do Pará, podemos citar especificamente alguns projetos educacionais implantados pela Secretaria Especial de Defesa Social e pela Secretaria Executiva do Trabalho, voltados para a população mais carente como:Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (FUNCAP), Casa do Trabalhador, Projeto Escola Jovem, Projeto Direito de Ter, Projeto Vida Ativa.
De acordo com as idéias propostas pelas Políticas e Planejamento Educacional, significa atuar de maneira objetiva além das limitações da escola. Sabemos que a política, legislação e planejamento não se correlacionam; pois elas precisam ser analisadasseparadamente, para que haja um entendimento, na prática das políticas educacionais. Para uma melhor compreensão das políticas educacionais, se faz necessário o entendimento que a legislação é um instrumento importante para compreender a política educacional e, conseqüentemente, o planejamento.
Com relação ao Contexto das Políticas Educacionais o Governo iniciou na década de 80 ações no Sistema Nacionalde Avaliação da Educação Básica (SAEB), visando um melhor aproveitamento na formação de alunos básico (Infantil, Fundamental e Médio).
Podemos observar que as Políticas Educacionais se consolidam pela Constituição Federal de 1988, baseadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - lei nº 9294/96), porém os direitos assegurados por lei não são incorporados aos projetos do Governo Federal,especificamente na educação infantil (educação básica).
No âmbito da Educação Superior tem como objetivo final à criação, o cultivo, a difusão e a aplicação dos saberes mais complexos e sistemáticos dentre os elaborados pela humanidade ao longo dos tempos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - lei nº 9.394/96), as instituições estão assim catalogadas: Universidades, CentrosUniversitários, Faculdades Integradas, Faculdades, Institutos Superiores ou Escolas Superiores.
1 POLITICA SOCIAL E ECONÔMICA

Uma coisa é pôr idéias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de mil-e-tantas misérias... Tanta gente – dá susto de saber – e nenhum se sossega: todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza, ser importante, querendochuva e negócios bons. (Guimarães Rosa)

De acordo com Haddad (2003) a construção do cenário político abrange um conjunto de correlações de forças sociais que interagem na estrutura da sociedade para estabelecer o controle sobre o poder. Entendendo no plano democrático, a sociedade politicamente é representada por diferentes atores e forças que possibilitam o ordenamento jurídico e político doEstado.
A formação do quadro político na sociedade contemporânea fundamentada pelos princípios da democratização e participação, implica diretamente na construção de alianças que dividem o poder, resultando na elaboração de um pluralismo de idéias que se convergem de um lado e se antagonizam de outro, dependendo dos interesses que se revelam na sociedade.
A política é uma atividade intelectualque se mostra dinâmica e de acordo com Chauí (2002) ela está diretamente ligada a relações de poder, as quais interferem no modelo de produção e relações econômicas e produtivas que se desenrolam na sociedade.
Para Lanni (2003) a formação social contempla um conjunto de normas e regras estabelecidas a partir da presença da consciência coletiva que determina o comportamento ético e moral do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia, politicas economicas e sociais
  • Fhc
  • Formação social e politica economica
  • politica economica e social pombalina
  • Formação social política economica
  • Formação social, econômica e política social
  • Formação social, política e econômica do brasil.
  • A conjuntura económica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!