Politica social no brasil

Páginas: 11 (2506 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Para compreender o presente século é necessário fazermos uma análise do processo histórico no século XX quando ocorreram as transformações que deram origem atodas as questões sociais que enfrentamos na atualidade.
Esse processo de transformação começou com o início da industrialização e urbanização culminando com a introdução do capitalismo fazendo surgir novas expressões da Questão Social.
Partindo dai então, fez-se necessário uma nova intervenção social para amenizar as mazelas que a sociedade estava enfrentando. Primeiramente a assistênciasocial ficava sob a responsabilidade da igreja católica que pregava a caridade aos pobres como um meio de ter prestígio perante a sociedade, mas conforme a sociedade foi se modificando houve a necessidade de outro tipo de intervenção por parte do Estado e neste cenário entra em cena o Serviço Social que passa a atuar a favor da classe trabalhadora que já estava lutando pelos seus direitos comocidadãos.
Por meio do Movimento de Reconceituação que começou na década de 1960 o Serviço Social se solidificou como profissão para ser um mediador entre a sociedade civil e o Estado. Desde então, o assistente social tem lutado para estabelecer políticas sociais que sejam direcionadas a cada questão social reconhecida.
Portanto, toda essa desigualdade social que existe no Brasil é resultado de umasociedade que tem uma renda distribuída de forma desigual. Grande parte da população não tem acesso aos serviços como educação básica, saúde, proteção social, habitação digna entre outros direitos que lhes são assegurados por lei. Por isso, o assistente atua na tentativa de assistir a essa população carente que desconhece seus direitos.



2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O BRASIL EM PROCESSO DE MUDANÇANO SÉCULO XX

A sociedade brasileira atual é resultante de um processo de mudança que aconteceu no século XX e modificou totalmente a maneira de viver das famílias do país. Neste período se deu o inicio da industrialização e consequentemente o adensamento da urbanização. Entretanto, os novos moradores dos grandes centros urbanos se depararam com uma realidade muito diferente do que foiidealizado, pois começaram a ser explorados nas indústrias e obrigados a viver nas periferias, pois o que ganhavam não lhes permitia viver em condições dignas.
Após algum tempo os trabalhadores começaram a se manifestar reivindicando melhores condições de trabalho e, foi nesse clima de manifestação que a “era Vargas” teve início. Nessa época começou a serem elaboradas políticas sociais para o enfrentamentodas questões apresentadas. Entretanto, a quem diga que essas políticas tinham como objetivo manipular o movimento operário, mas esse momento da história do país ficou marcado por elementos contraditórios, no entanto, eles foram determinantes para que se construísse uma imagem “trabalhista” como expressão conveniente de uma nação pacificada, unificada e corporativa. Assim, o getulismo com oselementos contraditórios, violência e manipulação, concessões e benefícios, buscavam alcançar certo equilíbrio entre autoritarismo político e liberalismo econômico, no entanto, as políticas sociais desta época foram de grande importância para a classe trabalhadora (NEVES, 2001).
De acordo com Behring (2007) as primeiras décadas do século XX favorecia o crescimento econômico, pois o setor industrialestava bem desenvolvido e o processo de urbanização acelerado. O Estado tinha pleno controle devido se tratar de um governo autoritário tendo todo o poder em suas mãos. Em contrapartida, o crescimento urbano favorecia o surgimento de novas questões sociais como desemprego, doenças, violência, analfabetismo, problemas de habitação, falta de saneamento básico entre outras.
Anteriormente a década...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • O Brasil e as Politicas Sociais
  • Brasil e políticas sociais
  • Política Social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!