recursos humanos

Páginas: 9 (2141 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TURMA: 279 VRD
DISCIPLINA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
PROF: ANDRÉIA SCOTTON


FACULDADE FLAMINGO





Adriana da Silva Alves
Adriana Melo
Angélica Santos do Amor Divino
Daniela Candido
Neuzilani Oliveira



SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA NA CIDADE DE SÃO PAULO
(BILHETE ÚNICO)




SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
A base do sistemaInterligado é a ampliação das possibilidades de conexão entre linhas em qualquer ponto da cidade, propiciada pela bilhetagem eletrônica. O cartão eletrônico, chamado em São Paulo de Bilhete Único, é o principal instrumento de integração da rede Interligada. Além de viabilizar a preconizada integração entre linhas em qualquer ponto da cidade, e não apenas em terminais fechados, a bilhetagemeletrônica é também um poderoso instrumento de gestão, sendo simultaneamente meio de cobrança automática de tarifas, elemento de controle do veículo e dispositivo de armazenamento e transmissão de informações.
Ele permite viajar em até quatro ônibus da cidade de São Paulo, em ônibus e metrô ou ônibus e trem, pagando o valor de só uma passagem num período de duas horas.

PLANEJAMENTO DO BILHETE ÚNICOPor volta do ano de 2001 à 2002, o projeto do bilhete único foi iniciado pela SPtrans, reuniões semanais foram realizada para discutirem o planejamento para implantação do bilhete único junta ao secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes, e o secretário Municipal de transportes, Gilmar Tatto . A intenção do metrô era de realizar o plano com a prefeitura visualizando aflexibilidade da rotina dos passageiros, o projeto foi concluído e teve seu lançamento 18/05/2004.

LANÇAMENTO DO BILHETE ÚNICO
A partir de 2002, iniciou-se a implantação do Sistema Interligado que consistiu numa reformulação completa do sistema municipal de ônibus de São Paulo. O Bilhete Único foi lançado oficialmente em maio de 2004, na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy,  e em janeiro de 2005 jáhavia 6,7 milhões, de cartões eletrônicos distribuídos.
O que vai desde a delegação dos serviços prestados pelas empresas operadoras, para melhor atender os desejos de viagem da população e solucionar o problema de sustentabilidade econômica. Assim formando uma nova política tarifária para permitir a utilização do sistema de forma racional e flexível, com integração e complementaridade entreserviços e modos.

ANTES DA IMPLANTAÇÃO
Antes da implantação do Bilhete único a bilhetagem na cidade de São Paulo era através de passes de papel, entregues nas empresas e vendido em muitos locais, muitas vezes em locais desapropriados e por qualquer pessoa que estivesse em posse dos mesmos. Assim facilitando a falsificação desses passes, o mesmo não permitia o trafego em vários ônibus e nãohavia muita vantagem na sua compra. Muitas vezes, para reduzir o custo de transporte, a população de baixa renda quando não dispunha de uma linha direta, optava por caminhos absolutamente irracionais do ponto de vista do tempo e da rede de transporte, fazendo uma verdadeira maratona entre terminais para conseguir atingir o seu destino pagando uma única tarifa.


DESENVOLVEDORES DA TECNOLOGIAAs empresas dedicadas a Digicon (sistema e a central a validador), Prodata (validador e sistema de garagem) e cobra (sistema de comunicações) Dela Center, comercial da empresa Díveo.
O sistema de bilhetagem implantado em São Paulo, diferente da maioria dos Sistemas implantados no Brasil e no mundo, não foi desenvolvido por um único fornecedor. Sob coordenação da Sptrans- São Paulo Transportesfoi desenvolvido junto com várias empresas Digicon (sistema central e validador), Prodata (validador e sistema de garagem), e Cobra (sistema de comunicação). Para armazenagem das informações contratou-se o “datacenter” comercial da empresa Díveo. A prefeitura é dona do código fonte dos sistemas envolvidos, e têm a permissão por contrato para ceder o sistema do Bilhete Único para toda a Região...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recursos humanos
  • Recursos humano
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recurso humano
  • Recursos humanos
  • recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!