Politica do planeamento familiar na china

Páginas: 3 (670 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A fundação da República Popular da China data de 1949. Por essa altura a população da China era de cerca de 550 milhões de pessoas. O País era economicamente pobre e atrasado muito por culpa daGuerra Civil e das invasões japonesas durante a II Guerra Mundial. Assim, não restou outra alternativa ao país senão apostar na agricultura como forma de desenvolver a economia, cuja indústria havia sidodizimada. A prioridade era agora resolver as severas privações alimentares que o povo chinês experimentava.
Neste sentido, e porque importava agora ao país desenvolver os sectores da agricultura ea indústria, Mao Tsé-Tung, Presidente da China entre 1949-1959, lançou políticas de incentivo à natalidade, acreditando que com o aumento da população haveria mais mão-de-obra para trabalhar nosreferidos sectores. Como reflexo deste incentivo político à natalidade era frequente as mulheres chinesas terem 6 e mais filhos. Para se ter uma ideia do impacto deste incentivo à natalidade, nointervalo entre o ano de 1949 e 1969 a população chinesa aumentou em cerca de 300 milhões de pessoas, passando de 550 para 805 milhões de chineses.
A prazo, constatou-se que esta realidade não seriasustentável, emergindo a partir deste fenómeno a necessidade do planeamento familiar.
Para conseguir conter o crescimento desregulado da população, em meados da década de 60, o governo chinês decidiuaplicar uma nova política de natalidade. Esta nova política consistia em 3 pontos:
 Para contrair matrimónio o homem teria de ter pelo menos 25 anos e a mulher 23.
 O segundo filho só poderia ocorrerquando o primeiro já tenha 4 anos de idade.
 O casal só estava autorizado a ter 2 filhos.
No entanto, e não obstante os esforços feitos para controlar a população chinesa, em 1980 a populaçãoalcançava já os 1000 milhões de habitantes. Foi então que mais uma vez o governo chinês decidiu aplicar uma nova política. Através da “Carta Pública de 25 de Setembro”, propunha-se uma nova política de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o planeamento familiar
  • o planeamento familiar
  • Planeamento Famíliar
  • planeamento familiar
  • Planeamento familiar
  • Planeamento familiar
  • Planeamento familiar
  • Planeamento familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!