Processos

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
As definições com referência ao setor do bem-estar, na realidade, incidem duplamente: tanto no que diz respeito à abertura de novas oportunidades de trabalho para os profissionais do setor, aíincluídos os psicólogos, quanto nas condições mesmas para o exercício profissional. Ou seja, consideradas da perspectiva das definições políticas mais amplas, as queixas quanto às condições materiais e deremuneração, relatadas neste estudo, estarão longe de um equacionamento satisfatório, mantida a baixa prioridade dada pelo governo brasileiro à questão da saúde.
A aludida atração pelo campo da saúde,a partir do relato das entrevistadas, a opção por essa modalidade de atividade aparece precocemente, também é o fato de que as precárias condições do mercado fazem com que o sonho do trabalhoautônomo se esfume rapidamente, fazendo com que o psicólogo busque a segurança propiciada pela condição de assalariado. Esta tendência, a da institucionalização, já era apontada no estudo de Mello (1975), eretomada, na análise do campo da saúde, por Silva (1992). Lançando mão de dados coligidos por André Médici, Silva afirma que a força de trabalho no campo da saúde tem apresentado três característicasbásicas, nos últimos anos: um aumento da participação feminina, um rejuvenescimento da categoria e uma redução dos prestadores autônomos de serviço, com consequente incremento da institucionalização(1992, p. 26). De fato, nos dados já referidos quanto à realidade norte-rio-grandense, quase 20% dos profissionais em ação na Psicologia encontram-se vinculados ao serviço público de saúde. Estes dados,na realidade, apenas confirmam a perspectiva apontada por Campos (1983), de que as circunstâncias do mercado empurrariam os profissionais para a classe subalterna, mais do que, propriamente, uma opção(política) de atuação com tal segmento social.
A outra se refere às macrocondições para a ação do psicólogo no setor saúde: tomando como referência o setor público, seja nas Unidades Básicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo, que processo?
  • Processos por processos
  • Processo, que processo?
  • Processo, o que é Processo?
  • Processos que processos?
  • Processos
  • processos
  • Processos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!