Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Conhecimento Básico para Gestores.

Páginas: 22 (5381 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Conhecimento Básico para Gestores.
1. Introdução
O Esporte atualmente é considerado um fenômeno social de especial importância, visto como meio de educar e transformar, favorecendo a atividade coletiva, proporcionando o desenvolvendo social, esta atribuição foi surgindo no decorrer do tempo, e a Constituição Federal de 1988, passou a reconhecerexplicitamente esta importância através do artigo 217- “É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais como direito de cada um...” (Brasil, 1998), com este decreto sobre o esporte brasileiro consolidou oficialmente e a pratica de esportes passou a ser considerado um direito do cidadão e um dever do Estado. A consolidação desses novos entendimentos, faz com que o esporte ligueintrinsecamente a áreas-alvo de políticas públicas ( ALVES, J.A.B.; PIERANTI O.P., 2007).
Para (Brust, C.; Baggio, I.C.; Francisco, M., 2008) os programas de políticas públicas de esporte e lazer veem aparecendo nos últimos anos, buscando atender a uma demanda social crescente, entretanto vem ganhando um novo papel na organização urbana, relacionado ao bem-estar das populações, sobretudo oconceito de políticas públicas de esporte e lazer extrapolou a antiga perspectiva, os estudo relacionados com esporte e lazer não teve a mesma proporcionalidade, assim verificaram uma carência de estudos relacionados com esporte e lazer na cidade de Santa Maria. Outro estudo descreve a dificuldade em encontrar estudos relacionados ao tema em questão (Amaral, S.C.F.; Pereira, A.P.C., 2009) diz “Hápoucos estudos sobre o papel dos agentes das políticas, sobre diferentes tipos de gestão administrativa sobre micropolítica... Escrever sobre os estudos em políticas públicas de educação física, esporte e lazer, ao passo que foi para nós um grande desafio”
O que se observa é que a própria formação profissional na área vem desenvolvendo de maneira pouco articulada, com a reorganização da estruturano país surgem novos atores e novas demandas sociais relativas aos fenômenos esportivos e de lazer, exemplo disso é a figura do Gestor Público de Esporte e Lazer (Galindo A. G., 2010). Diante disso, criou-se no poder público, órgão específico de gestão de políticas públicas que variam nos diversos municípios e unidades federativas em: secretarias, fundações, departamentos ou diretorias, assimcomo variam o nível de autonomia administrativa e financeira dos mesmos ( Saldanha M. F. 2003).
Como se vê, diante deste fenômeno social o gestor público do esporte e lazer é o responsável pelo fomento da administração pública à pratica esportiva em suas diversas manifestações, e não pode se dar ao luxo, ou o capricho irresponsável, de utilizar integralmente a máquina administrativa doEstado para atender apenas um determinado segmento, deixando desamparadas as outras dimensões sociais do universo esportivo (Galindo A. G., 2010).
Linhales et al. (2008) citado por ( SILVA, D. S. 2012), ao analisarem a gestão pública de esporte e lazer em 13 municípios da Grande Belo Horizonte, enfatizando o desenho institucional, concluíram que a intersetorialidade tem sido compreendida namaioria das vezes como troca de favores entre as secretarias, e, poucos gestores entrevistados apontaram as ações intersetoriais como troca de conhecimentos e experiências, com o objetivo de integrar as ações e colocar o cidadão no centro do processo, afirma ainda, que intersetorialidade está mais presente na retórica e no discurso acadêmico do que propriamente no exercício de sua gestão das políticaspúblicas que envolvem o esporte e o lazer.
Diante da necessita de estudos científicos na área da gestão pública o estudo de Galindo (2010) nos auxilia a fazer uma analisa no papel do gestor, [...] na maior parte dos municípios, e em alguns Estados, os gestores não possuem formação adequada e/ou compreensão plena dos elementos que estão envolvidos no exercício de seu papel dentro da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas públicas de esporte e lazer
  • politicas publicas para o esporte e lazer
  • políticas públicas de esporte e lazer
  • Políticas públicas do esporte e lazer no município de
  • Políticas Públicas para o esporte e o lazer no Brasil
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER NO MUNICÍPIO DE PIRITIBA – BAHIA
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER EM ALTAMIRA-PA
  • Lazer e Políticas Públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!