plt 122

Páginas: 41 (10247 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
Transtorno de personalidade borderline sob uma perspectiva analítico-funcional
 
Borderline personality disorder under a functional analytic perspective
 
 
Ana Carolina Aquino de Sousa1,2,3
Universidade Católica de Goiás
 
 

RESUMO
O presente trabalho trata do que é chamado Transtorno de Personalidade Borderline a partir de uma visão analítico-funcional: mostra a relevância da mesmaem relação à história passada, momento atual e principalmente a relação terapêutica para entender e tratar a problemática apresentada pelo cliente. Neste sentido, a relação terapêutica é descrita como um instrumento de mudança eficaz para promover mudanças no repertório do cliente. Este procedimento parte do pressuposto de que, se o indivíduo se comporta em relação ao terapeuta da mesma maneiraque o faz no seu dia a dia com outras pessoas, esses ambientes são funcionalmente idênticos, e que, portanto, se um deles for mudado, esta alteração se generalizará para os demais ambientes. O trabalho ilustra o caso de uma cliente com 34 anos de idade, cujos diagnósticos eram: agorafobia, bulimia e transtorno de personalidade borderline. Os atendimentos foram realizados semanalmente com sessões deduas horas de duração. Os dados obtidos com os atendimentos realizados, apontam que a relação terapêutica é um instrumento que promove mudanças no repertório do cliente, tanto na sessão quanto no seu cotidiano.
Palavras-chave: Análise funcional, Transtorno de personalidade Borderline, Relação terapêutica.

ABSTRACT
In this paper, it will be demonstrated how a radical behaviorally basedapproach to psychotherapy, Functional Analytic Psychotherapy, treats a specific personality disorder which is known as Borderline Personality Disorder. The present work points out the relevance of a functional analysis of the individual history, the present moment and therapeutic relationship, to understand and treat the client’s problems. The therapeutic relationship is described as a powerful tool tochange the client’s behaviors. This procedure argues that when somebody behaves, in the session, the same way as in his daily life with other people those settings are functionally similar. This way if there is a change in one of those settings, this modification will generalize to the others. This paper illustrates the case of a client who is 34 years old with Borderline Personality Disorder. Thesessions were held once a week, and each session lasted two hours. There was transference and the therapeutic relationship could change client’s behaviors in the session and on her daily life.
Keywords: Functional analysis, Borderline personality disorder, Therapeutic relationship.

 
 
Além da proposta de uma análise funcional para explicação e tratamento do Transtorno dePersonalidadeBorderline (que será discutido adiante), o título do artigo aponta também, um dos temas controversos entre terapeutas comportamentais: o uso de uma classificação diagnóstica pelos mesmos. Uma questão bastante relevante para iniciar a discussão do assunto é: será útil um sistema de classificação como o apresentado no DSM IV (APA, 1995), dentro de uma proposta, cujos pressupostos são skinnerianos? Aspesquisas publicadas vêm demonstrando a adesão de alguns terapeutas comportamentais ao DSM IV. Skinner (1953) já apontava para a importância de uma análise funcional para entender o comportamento. O DSM IV, ao classificar cada transtorno de acordo com critérios específicos, atenta para uma análise topográfica, e não funcional. Assim, poder-se-ia afirmar que esta adesão significa convergir em pontosde vista freqüentemente considerados opostos (Cavalcante & Tourinho, 1998).
O DSM IV é um manual descritivo que foi criado para identificar sintomas, adotando uma linguagem clara, para facilitar o diagnóstico, com o objetivo de ser a-teórico. Assim, terapeutas comportamentais que o utilizam, apontam para o seu caráter facilitador de comunicação, uma vez que os especialistas poderiam ter uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 122s
  • PL 122
  • Plc 122
  • PL 122
  • atps 122
  • Plc 122
  • plt 146
  • Plt 302

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!