Planos de Contas

Páginas: 14 (3309 palavras) Publicado: 13 de abril de 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceito de funções administrativas 4
2.2 Conceito de Patrimônio 6
2.3 Origens de recursos 7
2.3.1 Capital social 7
2.3.2 Capital de terceiros 8
2.4 Análise de mercado 8
2.4.1 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado 9
2.4.2 Estruturas de mercado 9
2.5 Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social 103 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13


1 INTRODUÇÃO
Quando se pensa em Contabilidade, surge algo primordial para seu exercício, que é a Administração.
Administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
A administração apresentamuitas facetas, não há respostas simples e claras e nenhuma “maneira melhor” de fazê-la. É uma área de atividade complexa que requer enorme esforço e boa vontade para que possa ser bem realizada. Não é algo que ocorre naturalmente a muitos; contudo, é algo que quase todos são convocados a fazer, não somente por meio de envolvimento em organizações formais, mas também em nossa vida particular.
Nadécada de 1920, Mary Parker Follet, descrevia a Administração como “a arte de conseguir que as coisas sejam feitas por meio das pessoas”. Peter Druker, considerado um dos pais da moderna Administração, diz que os “executivos – aqueles que administram as organizações – dão direção às mesmas, lideram-nas e decidem como empregar os recursos organizacionais para atingirem os objetivos desejados”.Pensando nisso, quais são as verdadeiras funções de um administrador?












2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Desde os primórdios da revolução industrial o processo administrativo das empresas foi tido como foco de estudos e constantes debates, principalmente a cerca de quais seriam as funções básicas que o administrador deveria desempenhar para alcancepleno da eficiência e eficácia empresarial.
Na industrialização clássica 1900-1950 sua cultura organizacional era focada no passado, nas tradições. Na industrialização neoclássica 1950-1990 o foco era no presente e no atual. Ênfase na adaptação ao ambiente.
É a partir do período Neoclássico que as funções básicas do administrador passaram a ser o planejamento, organização, direção e controle.
Atéentão, as funções administrativas, eram realizadas de forma rústica, sem o auxilio da tecnologia da informação, o que restringia a eficácia das ações gerenciais. A tecnologia influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da revolução industrial. A Era da informação surgiu em 1990 graças aos impactos provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia da informação.Um dos primeiros teóricos da administração foi Taylor, um engenheiro que se preocupou em estudar os tempos e movimentos padronizados e racionalizando os movimentos dos operários na linha de produção.
A teoria da burocracia de Max Weber também trouxe muitas contribuições para as organizações. Uma das contribuições do modelo burocrático é justamente a criação de normas e regras determinando asdecisões, atribuições específicas, esferas de competência bem delimitada e critérios de seleção de funcionários.
No inicio do século passado, a percepção sobre a influência da fadiga na produtividade já existia. Taylor preocupava-se com a racionalização das tarefas e o investimento em qualidade de vida no ambiente de trabalho, porém, ainda não havia iniciativas como a ginástica laboral.
Oadministrador atua em uma empresa através do processo administrativo. O processo administrativo, segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional.
A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contas e planos de contas
  • PLANO DE CONTAS
  • plano de contas
  • Plano de contas
  • Plano de contas
  • Plano de Contas
  • Plano de Contas
  • Plano de contas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!