Cobit

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 13 de abril de 2014
COBIT
http://www.devmedia.com.br/cobit-4-1-entendendo-seus-principais-fundamentos/28793
As melhores práticas descritas na ITIL são tão relevantes que se tornaram um padrão de fato no mercado de TI. Seus conceitos são aplicados nos níveis operacionais e táticos e permitem que a área de TI estruture o ciclo de vida de seus serviços como um todo, de modo a alcançar excelência operacional.
Jáo framework do COBIT é focado no nível estratégico e, por se tratar de um framework de controle, possibilita que a TI tenha seu desempenho mensurado e seus riscos devidamente apontados e tratados.
Ao estudar o framework do COBIT com maior profundidade é possível identificar que ele especifica os objetivos de controle, mas não detalha como os processos podem ser definidos.
O COBIT não é um padrão,não é uma norma como a ISO 20.000, ISO 17.799 ou ISO 9.001, e ele também não serve como guia para maximizar os benefícios da TI. Em vez disso, o COBIT ajuda a direcionar ou priorizar os esforços e recursos da TI para atender aos requisitos do negócio. A adoção do COBIT não tem como meta controlar todos os processos, mas apenas identificar quais processos da TI estão impactando, ou gerando riscos parao negócio, de modo a priorizar o gerenciamento destes processos.
O framework de controle do COBIT segue a premissa que não é possível gerenciar aquilo que não se mede. Desta forma ele propõe uma série de objetivos de controle e seus respectivos indicadores de desempenho.
Missão
“Pesquisar, desenvolver, publicar e promover um conjunto de objetivos de controle para tecnologia que seja embasado,atual, internacional e aceito em geral para o uso do dia-a-dia de gerentes de negócio e auditores.” Fonte: ISACA
Comparação
O framework do COBIT foi criado tendo como principais características o foco no negócio, a orientação a processos, ser baseado em controles e direcionado por métricas.
Adotar COBIT ajuda uma empresa a implementar boas práticas em governança de TI, pois ele oferece um guiade melhores práticas e direcionamento.
Sua estrutura classifica os processos em 4 domínios, e apresenta atividades em uma estrutura gerenciável e lógica.


Figura 1: Estrutura gerenciável e lógica
Inúmeros modelos, referências e guias de melhores práticas podem ser adotados para estabelecer um modelo de governança de TI para as organizações. Cabe aos executivos avaliar qual é o melhor modelopara atender as necessidades de negócio de suas empresas, mas é evidente que a regulamentação externa (SOX/Basiléia II) direciona fortemente a adoção do COBIT em suas práticas de governança de TI.
Um fator extremamente significativo é o que o COBIT, por ser um framework de controle de alto nível, aponta o que deve ser controlado, mas não diz como fazer. Ele se encaixa perfeitamente com asmelhores práticas para gestão de serviços de TI descritas na IT(Infrastructure Library (ITIL)), que tem foco mais tático e operacional em relação aos processos internos de TI.
Os frameworks do COBIT e do ITIL se complementam e cobrem grande parte dos aspectos da organização da TI, de modo que quando as práticas estabelecidas em cada modelo são adotadas pelas organizações de TI, em seus processosinternos, o riscooperacional de TI é reduzido de maneira significativa. Tudo isso visa fazer com que a TI se torne um parceiro estratégico para que as empresas possam alcançar seus objetivos de negócio.
A Tecnologia da Informação é relativamente nova se comparada a Engenharia, Arquitetura, Medicina ou Advocacia, no entanto, o conjunto de melhores práticas que será apresentado a seguir vem passando porum ciclo de melhoria contínua cujos resultados positivos vem sendo comprovados pelo marcado há pelo menos 10 anos.


Figura 2: Operação da TI
Como dito anteriormente, o framework de controle do COBIT parte da premissa que não é possível gerenciar aquilo que não se mede. Desta forma ele propõe uma série de objetivos de controle e seus respectivos indicadores de desempenho. O modelo também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cobit
  • Cobit
  • cobit
  • COBIT
  • COBIT
  • Cobit
  • Cobit
  • Cobit

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!