PLANO DE CONTAS

Páginas: 12 (2922 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
1 – PLANO DE CONTAS
1.1 - Conceito
Pode ser entendido como um elenco de todas as contas previstas pelo setor contábil da empresa como necessárias aos seus registros contábeis. Todas as vezes que procedermos à escrituração, precisaremos consultar esse Plano de Contas.
É uma peça na técnica de escrituração contábil que estabelece previamente a conduta a ser adotada no registro dos atos e fatoseconômicos, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamento, grupamentos, análises, derivações, dilatações e reduções. Ou seja, é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor de Contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis.
Cada empresa deverá elaborar seu Plano de Contas, tendo em vista suas particularidades, seuporte, o ramo de atividade e a quantidade de informações exigidas pelos usuários, o Plano de Contas poderá conter um número maior ou menor de informações.
Na prática, o Plano de Contas é numerado ou codificado de forma racional, o que facilita a contabilização por meio de processos mecânicos ou eletrônicos.
1.2. Finalidade
A elaboração do Plano de Contas objetiva homogeneizar o sistema deescrituração, classificação dos documentos, tratamento e análise dos resultados e dos fatos contábeis.

1.3 – Objetivo do Plano de Contas
Basicamente, o Plano de Contas é um guia que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para oregistro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:
a) Atender às necessidades de informação da administração da empresa;
b) Observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis (Lei n° 11.638/07 alterou a Lei 6.404/76 (chamada "Leidas S/A”);
c) Adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, em especial às da legislação do Imposto de Renda.
1.4 - Aspectos Técnicos para Elaboração do Plano de Contas
Plano de Contas é um instrumento que não é padronizado, ressalvados os casos em que devem ser observados os Planos específicos regulamentados por determinados órgãos, como por exemplo, o Plano Contábildas Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF), utilizado pelas instituições financeiras, ou as empresas sujeitas à regulamentação da Superintendência de Seguros Privados - SUSEP.
Regra geral, o Plano deve ser fiel ao contexto da operação, deve ter clareza e adequação na denominação das contas para refletir de forma adequada as operações efetuadas pela entidade.

1.5 - EscrituraçãoContábil Digital - ECD
A Escrituração Contábil Digital é a contabilidade comercial das empresas e, portanto, baseada no plano de contas que a empresa utiliza para o registro habitual dos fatos contábeis.
Conforme as regras de validação do arquivo digital constantes do Ato Declaratório Cofis nº 36/07, alterado pelo Ato Declaratório Executivo nº 20/2009, o registro I051 refere-se ao Plano de ContasReferencial, que é um plano de contas, elaborado com base na DIPJ e que tem por finalidade estabelecer uma relação (um DE-PARA) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e um padrão, possibilitando a eliminação de fichas da DIPJ. O e-Lalur (Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real ou a ECF) importará dados da escrituração contábil digital e montará um "rascunho" correspondente avárias das fichas hoje existentes na DIPJ.
1.6 – Apresentação das Contas no Plano de Contas
Uma conta deve ser apresentada, para efeitos de um Plano de Contas, através de Seus:
1. Título;
2. Função;
3. Funcionamento;
4. Classificação;
5. Grupamentos;
6. Códigos etc.

1.6.1 – Título: È a palavra ou designação que dá nome a uma conta; evidenciando seu objeto, ou seja, a razão para a qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contas e planos de contas
  • plano de contas
  • Plano de contas
  • Plano de contas
  • Plano de Contas
  • Plano de Contas
  • Plano de contas
  • Plano de contas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!