Plano de negócios para Imobiliária

Páginas: 14 (3429 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO:

Pelotas originou-se a partir do influxo de charqueadores (e suas famílias) bem como mão-de-obra competente em atividades como captura do gado xucro para arrebanhamento, e posteriormente, cura e tratamento da carne (e do couro). É neste contexto que o povoamento das margens do São Gonçalo deu surgimento à freguesia de São Francisco de Paula, que se tornaria a cidade de Pelotas.Com o imenso sucesso financeiro que a carne-seca trouxe, os charqueadores investiram muito dinheiro no desenvolvimento cultural e econômico do povoado, lançando os alicerces para aspectos que nos definem até hoje, como capital cultural, repleta de uma arquitetura artisticamente rica. Construíram belas edificações(verdadeiros palacetes), financiaram a educação através de preceptores, e acultura, construindo o Teatro 7 de Abril antes mesmo do povoado tornar-se efetivamente uma cidade.

Hoje, ao observarmos qualquer pesquisa acerca das atividades econômicas da cidade, percebemos que o setor de prestação de serviços é imensamente responsável fluxo monetário da cidade. Isso se reflete por diversos fatores: grande números de instituições de ensino técnico e superior, que abrigamestudantes de diversas áreas, de dentro e fora do estado; papel centralizador (macropolo) em diversas instituições federais, que nos torna prestadores de serviços em diversas cidades vizinhas em áreas como saneamento, educação, e saúde; comércio de produtos, agrícolas e têxteis principalmente, inclusive com exportação para a região.

Este é o cenário atual em Pelotas, aliando-se ainda um revigoranteinteresse por parte do governo e empresas internacionais de grande porte, muito em função (mas não apenas) do futuro polo naval, do qual Pelotas será um importante braço. Com instalação de um novo distrito industrial naval na cidade e toda a atividade econômica proveniente do polo, haverá um alavancamento ainda maior do desenvolvimento, que já vinha crescendo de forma paulatina, mas constante,em decorrência da expansão de sua capacidade para atender outras regiões com as prestações de seus serviços.

É um ótimo contexto para um profissional preparado e dedicado lançar suas bases nas mais diversas áreas, pois o futuro próximo (no presente as mudanças já estão ocorrendo, mas ficará mais patente conforme o tempo passar) reserva aumento dramático de população em toda a região do polo, oque definitivamente trará uma grande demanda pela prestação de serviços. Inclusive, a falta de uma estrutura adequada pode implicar na baixa da qualidade de vida dos habitantes. Para mantermos nossa vanguarda devemos sim continuar investindo na formação de mais e mais prestadores das mais diversas áreas.

A indústria é importantíssima, mas esta segue um rastro de lógica e necessidadesfísicas, espaciais, da matéria-prima e dos custos que incorre o transporte e extração dessa matéria-prima. Só teremos o polo por nossas vantagens logísticas, e pela possibilidade do petróleo, por exemplo. Já um professor formado em Pelotas que trabalhe em um município vizinho está indo buscar seu trabalho onde existe a demanda, e ainda assim contribui para o produto interno de nossa cidade. Assim faz omédico, ou, por que não, o corretor pendular, que viaja a serviço de tempos em tempos na região para exercerem seus ofícios.

Aliar a vocação natural da cidade para a prestação de serviços com uma estrutura industrial forte como a que promete chegar promete mudar a economia local de forma drástica. Há mais de 5 empresas internacionais de grande porte, até o momento, buscando seu espaço. Com isto,outras empresas que utilizam-se do tipo de estrutura que a cidade poderá ofertar já olham com bons olhos para cá, como as empresas da área de energia eólica, por exemplo. É um grande futuro, de muitas possibilidades, a ser explorado por quem tiver preparo e vontade.







1. Objetivo geral

O próprio progresso dificulta a busca pessoal por um imóvel que sirva ao gosto de quem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de negócios
  • Plano de negocio de imobiliaria
  • Plano de Negocio Imobiliaria
  • Plano de negócio Imobiliária
  • Plano de negocios de imobiliaria
  • REDES DE NEGOCIO EM IMOBILIARIAS
  • plano de negocio
  • plano de negócios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!