plano de aula de natação

Páginas: 10 (2284 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
Importância dos micronutrientes para a atividade física

Os micronutrientes (vitaminas e minerais) participam de processos celulares relacionados ao metabolismo energético, contração, reparação e crescimento muscular, defesa antioxidante, resposta imune, ritmo cardíaco, condução do impulso nervoso, transporte de oxigênio, produção de ATP e da saúde óssea. Participam também da metabolização dosmacronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras).

Ferro

O ferro é importante no desempenho físico dos esportistas e atletas em geral, porque é um componente da hemoglobina, célula vermelha do sangue, responsável pelo transporte do oxigênio para o músculo durante o exercício, atuando diretamente no processo de produção de energia. A ingestão insuficiente de ferro pode prejudicar acapacidade de transporte de oxigênio, afetando a função muscular e reduzindo o desempenho do atleta.
É especialmente importante para maratonistas e triatletas. A modalidade esportiva praticada também pode facilitar a perda de ferro, uma vez que esportes de impacto como a corrida, basquete e tênis, aumentam a chamada “hemólise por impacto”, que favorece a perda de sangue pelo trato gastrointestinal. Abaixa quantidade de ferro no organismo é uma das deficiências nutricionais mais comuns entre atletas, especialmente mulheres. A demanda por ferro na dieta de atletas de corrida, principalmente os de longa distância, pode aumentar cerca de 70%. (Alexandroni Marcelo, 2007)



Cálcio

O cálcio é o principal mineral atuante na formação e reparação do tecido ósseo, é também essencial para acoagulação sanguínea e condução dos impulsos nervosos. Além disso, é fundamental no processo de contração muscular, a falta de cálcio pode causar câimbras.

A sarcopenia (perda de massa magra) e a osteoporose podem ser desencadeadas pela baixa ingestão de cálcio. Na atividade esportiva, a diminuição da massa muscular quase nunca é desejável, e neste sentido, o cálcio tem a função de manutenção epreservação.
 Alem de ser extremamente importante para o crescimento, manutenção e reparo do tecido ósseo, na contração muscular e na condução neural. Uma dieta pobre em cálcio pode levar a diminuição na densidade mineral óssea e fraturas por estresse. Mulheres necessitam de maior atenção quanto ao cálcio. Por conta de diferenças hormonais, elas apresentam maiores chances de uma densidade mineral maisbaixa em relação aos homens.( Alexandroni Marcelo,2007)

Fósforo

O fósforo é o segundo mineral mais encontrado no organismo. Atua em conjunto com o cálcio na formação, manutenção e fortalecimento dos ossos e dentes, além disso, fortalece as membranas celulares. Participa dos processos de formação de energia, pois sem ele o organismo não conseguiria converter as proteínas, carboidratos egorduras em ATP. Participa também dos processos de contração muscular, transmissão de impulsos nervosos e secreção de hormônios. Todas as atividades físicas realizam contração muscular e precisam de energia, sendo assim o fósforo é essencial para todas as modalidades.
  
Magnésio
oÉ um mineral encontrado em abundância no organismo. É essencial ao metabolismo da glicose, à produção de energia, àsíntese de proteínas e do DNA, e atua nos processos de relaxamento e contração muscular. O magnésio desempenha papel antagônico ao do cálcio. O cálcio promove a contração muscular e o magnésio o relaxamento. Por essa razão, a deficiência de magnésio pode provocar contrações involuntárias, tremores, câimbras e arritmias cardíacas. A deficiência de magnésio aumenta a produção de radicais livres,levando a alterações nas membranas celulares e aumento na concentração do cálcio intracelular, dificultando a contração muscular e ativando enzimas importantes na produção de mediadores inflamatórios, os eucosanóides. A deficiência de magnésio prejudica a performance do atleta de endurance por aumentar a necessidade de oxigênio para realizar o exercício.
O Magnésio (Mg) é um dos micronutrientes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de aula de natação
  • Plano de aula de natação
  • Plano de Aula Natação
  • Plano de aula natação
  • plano de aula natação
  • Plano de aula de Natação
  • Plano de Aula Natação
  • plano de aula natação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!