Planejestrmkt3

7362 palavras 30 páginas
www.ricardoalmeida.adm.br

1 - Marketing e Estratégia de Segmentação
O marketing, desde o seu surgimento como disciplina (década de 50), passou por estágios de evolução, chegando às características atuais de segmentação de mercado. Com a mudança da conjuntura econômica mundial, inicialmente observada de maneira mais próxima pelo continente norte-americano, emergem os diversos players competindo por um mesmo setor.
Todo esse cenário levou à busca do atendimento de mercados com características específicas para a otimização da atuação. Surge, assim, a noção de segmentação de mercado.
Na década de 50, quando o marketing firmava-se como disciplina estruturada da gestão estratégica norte-americana, a segmentação de mercado era uma ferramenta até então desconhecida porque a realidade de mercado apresentava organizações com foco em seus respectivos produtos e serviços, justificado pelo objetivo de aumento do lucro operacional e pelo perfil de massa do público-alvo.
Assim, cabia às empresas alavancar suas operações comerciais por intermédio da estruturação das ferramentas promocionais, que compreendiam, basicamente, vendas diretas e indiretas e exploração de espaço publicitário. Na realidade, o início do trabalho estruturado do marketing foi marcado por um ambiente pouco competitivo, muito distante de nossa realidade atual.

O desenvolvimento exponencial dos principais setores da economia, apoiados em uma conjuntura extremamente favorável que marcou o crescimento da economia mundial, abriu espaço para o incremento do número de empresas operantes em um mesmo mercado, aumentando, conseqüentemente, o número de competidores comuns – diretos e indiretos.
A segmentação de mercado surge, de forma ainda tímida, na década de 60, nos Estados
Unidos, e assume uma maior representatividade, em âmbito mundial, com a chegada dos anos
80.
Para compreender melhor a evolução do princípio de segmentação de mercado, faz-se necessária a compreensão do quadro geral evolutivo do marketing.

Relacionados

  • A ford acerta o rumo
    951 palavras | 4 páginas
  • TRABALHO P P FASES EVOLUTIVAS
    2919 palavras | 12 páginas
  • TRABALHO DE MARKETING 20
    6768 palavras | 28 páginas
  • TCC Mono0504 ANALISADO
    38638 palavras | 155 páginas