Planejamento

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013









Teoria Geral da Administração
Prof. Tacila
Curso de Administração
Natalia Costa Lourenço














1º Paulo Natan saiu da Faculdade há muito tempo. Sempre trabalhou dentro dos padrões que aprendera da Teoria Clássica, Relações Humanas e Burocracia. Agora, sua experiência profissional frente aos problemas atuais lhe indica que se torna necessária uma novaabordagem da empresa que dirige. Como você mostra a Paulo as diferentes abordagens múltiplas dos estruturalistas? Explique.
Res. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações. O homem que desempenha papéis em diferentesorganizações, tais como: flexibilidade, tolerância as frustrações, capacidade de adiar as recompensas e permanente desejo de realização.


2º A Teoria Estruturalista caracteriza o tipo de trabalhador ideal como sendo o chamado "Homem Organizacional", isto é, o homem que desempenha papéis em diferentes organizações e, para isso, precisa ter certas características de personalidade tais como:flexibilidade, tolerância as frustrações, capacidade de adiar as recompensas e permanente desejo de realização. Explique cada característica, separadamente.
Res. Flexibilidade: Facilidade em adaptar-se a constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações. Tolerância as frustrações: Evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidadesorganizacionais e necessidades individuais. Permanente desejo de realização: Garante cooperação e conformidade com as normas organizacionais obtendo recompensas sociais e materiais.

3º 1. Explique o que seja Burocracia na concepção dos autores.
Res. É uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades eespecialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.


2. Explique as vantagens da Burocracia.
Res. Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização; Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres; Rapidez nas decisões; Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução de custos e de erros, pois osprocedimentos são definidos por escrito; Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado. Redução do atrito entre as pessoas; Constância nos processos; Subordinação dos mais novos aos mais antigos; Confiabilidade.


3. Explique as desvantagens da Burocracia.
Res.


4º (a) 1. Conceitue a Teoria Estruturalista.
Res. Teoria das Relações Humanas foi uma tentativa deintrodução das ciências do comportamento na teoria administrativa através de uma filosofia humanística a respeito da participação do homem na organização. A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação a Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão bastante crítica da organização formal.



2. Como Etzione classifica asorganizações? Explique.
Res. Organizações especialistas: alto nível de especialização das pessoas, predominando autoridade e técnica; Organizações não especializadas: atividade de produção de bens; definição de objetivos específicos e controle de metas; Organização de serviços: atividades de serviços; as pessoas não são vinculadas a organização, tendo uma atividade temporária que pode ser definida por umatarefa específica; o vínculo se dá por contrato.


3. Explique a diferença entre Organização Formal e Organização Informal.
Res. Organização Formal refere-se geralmente ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade. Organização Informal refere-se ao relacionamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento
  • Planejamento
  • PLANEJAMENTO
  • Planejamento
  • Planejamento
  • Planejamento
  • planejamento
  • Planejamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!