dsgfsgfsgfs

Páginas: 7 (1741 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Cleverson Bastos e Vicente Keller em “Aprendendo a aprender” (Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 19) dizem assim: “o cotidiano apresenta uma gama quase infinita de fenômenos que se sucedem ininterruptamente, causando nos indivíduos o que se chama dispersão. No entanto, cada indivíduo é dotado de capacidade de, dentre este turbilhão fenomênico, selecionar alguns e considerá-los isoladamentedos demais. A esta capacidade se dá o nome de atenção – capacidade de concentração da inteligência em um só objeto.” Nesse sentido, pode-se afirmar que:

Resposta a. A atenção voltada para determinado objeto é a única forma de obtenção de conhecimento.

b. O tipo de conhecimento vulgar somente é produzido a partir do prestar atenção ao cotidiano.

c. A atenção, entendida como uma dasfontes para obtenção de conhecimento, permite produzir conhecimento.

d. A atenção em determinado objeto, por mais precisa que seja, dificilmente poderá ser transformada em conhecimento.

e. A atenção somente poderá ser transformada em conhecimento desde que o sujeito tenha interesse pelo objeto.

.
0,5 pontos
Pergunta 2

Conforme João Ildebrando Bocchi (“Monografia paraeconomia”. SP: Editora Saraiva, 2004), “o conhecimento científico busca, por meio da formulação de problemas, uma clareza de abordagem da realidade. [...]. Diferentemente dos modos e resultados difusos, vagos e imprecisos das demais formas de conhecimento, como o senso comum, por exemplo, o conhecimento científico procura clareza e precisão, inclusive com relação aos seus limites”. (pp.17-18).

Combase no que se apresenta, assinale a única alternativa que não faz referência ao conhecimento científico.

Resposta a. Devido causas naturais, diversas regiões brasileiras apresentam durante o ano quatro estações: inverno, verão, primavera e outono.

b. Um milagre provocado por causas divinas.

c. Um jogador de futebol impedido de jogar por algumas semanas em função dos resultadosdos exames médicos apresentados.

d. Métricas de medição do rendimento de um estudante universitário.

e. Descrição do corpo humano encontrada em um atlas de anatomia.

.
0,5 pontos
Pergunta 3

Conforme afirma Heitor Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000), “Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da intuição comoforma de pensamento superior. A sua Teoria das Formas é um exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro para além do cambiante e fugaz mundo dos fenômenos. Para Platão, o mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível conhecê-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo.”Com base no trecho proposto e de seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas.

I - A tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro, conforme se afirma, pode ser entendida como preocupação científica.

II - Quando, no texto anterior, apresenta-se a expressão “mundo dos fenômenos”, Platão dirige-se ao conhecimento teológico que tem essa característica.

III - Noexcerto, pode-se perceber referência ao senso comum na passagem “não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo”.

É possível afirmar que está correto apenas o que se apresenta em:

Resposta a. I e II.

b. II e III.

c. I e III.

d. III.

e. I, II e III.

.
0,5 pontos
Pergunta 4

Leia o que se segue:

A pesquisa acaba assumindouma tríplice dimensão. De um lado, tem uma dimensão epistemológica: perspectiva do ____________ só se conhece construindo o saber, ou seja, praticando a significação dos objetos. De outro lado, assume ainda uma dimensão pedagógica: a perspectiva decorrente de sua relação com a __________. Ela é necessária para o processo de ensino-aprendizagem, só se aprende e só se ensina pela efetiva prática da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!