Planejamento Urbano E Regional

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 2 de julho de 2015
Faculdade Pitágoras/Fama.
Curso: Arquitetura e Urbanismo – Noturno
Disciplina: Introdução ao Exercício Profissional.
Professora: Keila Rodrigues.











PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL









São Luís-MA
2015
PARTICIPANTES:
Carla Karoline Botelho
Carlos José Ramos
Danilo Araújo
Elvis Lima
Gleydson Carvalho
Gleyson Lancer
Ila Maria Santos
Lunário Vieira
Mateus Silva
Nayane MartinsRarylson Simpauba
Rivele França




PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL









São Luís-MA
2015

1. INTRODUÇÃO


A apresentação de o conteúdo a seguir aborda assuntos sobre Planejamento Urbano e Regional e sua importância para a cidade e seus habitantes. Sobretudo, a elaboração de planos de desenvolvimento urbano visando o bem estar da sociedade, investido em infra-estrutura, apropriação do espaço,processos de produção, segurança e estética.
Para um planejador urbano, trabalhar com comunidade é muito mais que desenvolver um bom lugar para conviver, é ter noção de que todos os setores devem estar conexão, funcionando bem para que haja êxito em todas as áreas urbanísticas.
Todavia, antes é necessário um conhecimento sobre o território e suas carências. Ele deve estar preparado para qualquerimprevisto, e ter de imediato uma solução. Por esse motivo um conhecimento histórico global deve ser a base de seu trabalho, já que hoje, o planejamento urbano expandiu suas esferas, internacionalmente falando.
Outro aspecto importante é o envolvimento de diversas áreas como: plano de diretor, plano de requalificação, plano setorial, plano de intervenção local, plano de habitação de interesse social,plano de regularização fundiária, e elaboração de estudos de impacto de vizinhança. O que mostra que o trabalho do planejador não é restringido somente a determinada serviço. Muito pelo contrário, antes é preciso um olhar humanístico que vise a importância das condições de habitabilidade do ser humano.


























2. DESENVOLVIMENTO


2.1 História :
Há indícios que comprovem que apopulação humana tem usado técnicas de planejamento urbano desde 3500 a. C. De acordo com escritos, o grego Hippodamus considerado pai do planejamento urbano usava suas técnicas para reconhecimento e estudo de territórios e suas teorias e ideias sobre o uso ideal da terra e da localização de ruas e edifícios estão presentes nas cidades de Mileto e Pireu até os dias de hoje.


2.2- Conceito:É a disciplina ou profissão que projeta e desenvolve sistemas com o intuito de melhorar em todos os aspectos urbanísticos a qualidade de vida da população de áreas urbanas. A interpretação destes processos, assim como o grau de alteração de seu encadeamento, varia de acordo com a meta a ser atingida através do processo de planejamento e do poder de atuação do órgão planejador que depende dalegislação em vigor, acesso a informação técnico-científica, socioeconômica, cultural, demográfica, geográfica, entre outras.

2.3- Função:
O planejamento urbano está relacionado contemporaneamente falando, com processos de produção, estruturação e apropriação do espaço, além da estética que é algo fundamental, seu objetivo é também embelezá-la e fazer com quê a vida urbana seja maisconfortável, proveitosa e economicamente viável a todos os habitantes. Porém o urbanista deve estar preparado com qualquer imprevisto que possa ocorrer e seus impactos, positivos ou negativos causados por um plano de desenvolvimento urbano e podem ser acompanhados de controvérsias, já que eles podem contrariar a opinião de grupos com interesses específicos que, as vezes, não correspondem à necessidadeda população majoritária.

2.4- Planejadores Urbanos:
Essa área conta com um histórico multidisciplinar de planos, alguns deles são:
2.4.1-Plano diretor: Um plano diretor ou plano mestre é um plano criado por um grupo de planejadores urbanos que tem impacto válido para toda a comunidade da cidade, por certo período de tempo. Esse plano mostra a cidade como ela é atualmente e como ela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento urbano regional
  • Planejamento Urbano e Regional de Quissamã
  • Planejamento urbano regional
  • Planejamento Urbano e Regional
  • RELATÓRIO DE PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL II
  • Planejamento urbano e regional, o que é solo urbano o que é solo rural
  • RESENHA – FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
  • Relatório Técnico de Planejamento Urbano Regional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!