Planejamento, programação e controle de produção

Páginas: 18 (4326 palavras) Publicado: 24 de maio de 2012
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância


Curso Superior de Tecnologia em Logística


“ PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO”



Disciplina: Planejamento, Programação e Controle da Produção
Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira








LAVRAS – MG
3º SEMESTRE – 2012


Antônio Henrique de Souza – RA – 301684 – ahenriquesouza@hotmail.comCigiane Mattioli de Oliveira – RA – 286149 – binhamatiolli@gmail.com
Heitor de Souza – RA – 301679 – snomeheitorde@yahoo.com
Tânia Carvalho Norberto Sales RA – 292195 – cnstania@hotmail.com
Ângela Cristina Nascimento – RA – 292186 – cristinanasci2011@hotmail.com













Atividade Práticas Supervisionadas
Disciplina: Planejamento, Programação e Controle da Produção
Prof. Me.Luiz Manuel Palmeira










Campo Grande
2012




INTRODUÇÃO


Vamos relatar neste trabalho, os conceitos gerais associados aos sistemas produtivos e sua relação com as funções de planejamentos e controle da produção. Serão apresentadas as atividades desenvolvidas para a tomada de decisão nas empresas a longo, médio e curto prazo e seus objetivos. Na seqüência, éintroduzido o conceito de Planejamento e Controle da Produção (PCP) como setor de apoio, dentro do sistema produtivo, para tratar estas informações, com base no desenvolvimento de quatro funções: Planejamento Estratégico de Produção (longo prazo), Planejamento-mestre da Produção (médio prazo), Programa da Produção (curto prazo) e Acompanhamento e Controle de Produção (curto prazo). Como o grau decomplexidade de cada uma destas funções dependerá do tipo de sistema produtivo dentro do qual o PCP está agindo, nesta introdução cabe discutir as características que estão por trás dos diferentes sistemas produtivos. Nesse sentido, são caracterizados os sistemas de produção contínuos, em massa, repetitivos em lotes, e os sob encomenda, e é discutido qual é o foco dado às funções do PCP em cada um deles.DADOS, INFORMAÇÕES E CONCEITOS SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO:

As empresas geralmente são estudadas como um sistema que transforma, via um processamento, entradas (insumos) em saídas (produtos) úteis aos clientes. Este sistema é chamado de sistema produtivo.
Para que um sistema produtivo transforme insumos em produtos (bens e/ ou serviços), ele precisa serpensado em termos de prazos, em que planos são feitos e ações são disparadas com base nestes planos para que, transcorridos estes prazos, os eventos planejados pelas empresas venham a se tornar realidade. De forma geral, pode-se dividir o horizonte de planejamento de um sistema produtivo em três níveis: o longo, o médio e o curto prazo.
• Em longo prazo, no nível estratégico, os sistemas produtivosprecisam montar um Plano de produção cuja função é, com base na previsão de vendas de longo prazo, visualizar com que capacidade de produção o sistema deverá trabalhar para atender a seus clientes. É chamado de estratégico porque, caso a empresa não encaminhe seus recursos físicos e financeiros para a efetivação deste Plano de Produção, ela terá seu desempenho seriamente comprometido no futuro.E, como se tem tempo suficiente, com a injeção de capital pode-se redirecionar o sistema produtivo para praticamente qualquer estratégia produtiva desejada.
• Em médio prazo, com o sistema produtivo já estruturado em cima de um Plano de Produção, o chamado Plano-mestre de Produção (PMP) buscará táticas para operar de forma mais eficiente este sistema montado, planejando o uso desta capacidade deinstalada para atender às previsões de vendas de médio prazo e/ou os pedidos em carteira já negociados com os clientes. É chamado de tático porque este PMP deve analisar diferentes formas de manobrar o sistema produtivo disponível (adiantar a produção, definir horas por turno, terceirizar parte da produção, etc.).
• Em curto prazo, com o sistema montado e a tática de operação definida, o sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento, Programação e Controle da Produção
  • PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
  • Planejamento, programação e controle de produção
  • Planejamento,Programação e Controle de Produção
  • Planejamento, Programação e Controle de Produção
  • Planejamento programacao e controle de producao.
  • Planejamento, programação e controle de produção
  • planejamento,programação e controle de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!