Piratas Modernos

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Piratas existem desde os primórdios da história da humanidade, porém ganharam mais importância e visibilidade na era naval, quando os primeiros tripulantes se lançaram ao mar para descobrir novas terras e desbravar novas culturas atrás de especiarias que logo se tornavam exóticas mercadorias em suas terras de origem.
Se pensarmos nos piratas como agentes captadores de descobertas, podemosatribuir a eles a importância da exportação de cultura. Os ladrões marítimos não só nos traziam novos objetos para consumir, mas também novas culturas para absorver. Com eles, a humanidade encurtou a relação de tempo e espaço. Mesmo que não fosse intencional, eles intercambiaram os povos que violaram. Os piratas navais iniciaram o que hoje chamamos de globalização.
E na nossa sociedade contemporânea?Qual o papel dos grandes e dos pequenos piratas? O quê eles roubam para nos vender? (mesmo que você pense estar adquirindo algo de graça, muitas vezes).
Assim como a sociedade, os piratas se modernizaram: agora eles estão organizados em grandes corporações e roubam entre si grandes montantes de dinheiro. Seja por meio de patentes de propriedades intelectuais ou por taxas sobre serviços deconteúdos de mídia que, muitas vezes, não foram eles que produziram.
Ao contrário do que se imagina, esses piratas não gostam de se identificar como tal. Eles não usam tapa-olhos e nem exibem bandeiras com o rosto de uma caveira estampada em pano preto, muito menos o seu capitão anda com um papagaio no ombro. Os grandes piratas de nossa era da informação têm CNPJ e usam nomes fantasias fáceis dememorizar, além de logotipos amigáveis. Seus lideres quase sempre são sujeitos carismáticos.
Ao fazer acordos com grandes produtoras de conteúdo midiático, esses piratas obtém um vasto volume de mercadoria para vender. Eles marcam com sua insígnia o hardware e nos softwares inserem códigos mestres, os famosos seriais, ocultam a pasta onde seus filmes são armazenados temporariamente via streaming, e nasmúsicas mp3 colocam travas digitais, as famosas DRM (Digital Rights Management).
Eles se aproveitam até de iniciativas da livre distribuição de conhecimento, e investem montantes exorbitantes de dinheiro para financiar pesquisas de entidades do software livre. Quando sai algo comercialmente atraente, esses grandes piratas carimbam suas patentes nos projetos e passam a tomar controle de todo oprograma de desenvolvimento. Inclusive ocultando o código que deveria ser aberto.
Esses grandes piratas têm medo de sofrer um ataque ou mesmo ter seus produtos saqueados na rede pelos próprios consumidores. Um dia eles foram piratas amadores, lobbistas que conseguiam burlar regras, e aprenderam que copiar boas ideias é muito melhor do que ser obrigado a criar uma. Poderosos e com dinheiro, hoje elesestão na posição contrária, como alvos dos novos piratas digitais. Mas quem são esses outros piratas?
O outro grupo de piratas é maior só que desfragmentado; ele se compõe por pequenos cyber ativistas (que lutam pela democratização da livre distribuição de conteúdo), de amantes de diversos interesses até criminosos digitais, os crackers.
Crackers (não confundir com hackers) são gênios dacomputação, derrubam sistemas e desvendam códigos de criptografia avançada para ter acesso a conteúdo pago. Esses personagens do submundo se escondem atrás de N1CKK N4M3S 32TR4NH02. Justamente por não desejarem serem identificados é que os piratas digitais do segundo grupo são reconhecidos facilmente quando encontrados.
Graças a este grupo e suas redes de compartilhamento é que nós podemos ver filmes dedécadas bem antigas, verdadeiras raridades em nossas casas (muito conteúdo analógico foi digitalizado e recuperado por piratas), ou conhecer bandas obscuras de rock progressivo. Podemos até ler uma versão digitalizada de algum bestseller sem diretamente pagar pelo download. Essa comoditização da cultura e do conhecimento traz um grande benefício para os mercadores da tecnologia (os piratas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pirata
  • Piratas
  • piratas
  • Um pirata
  • pirata
  • piratas
  • Piratas
  • Piratas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!