Pilhas

Páginas: 7 (1553 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
PILHA-SECA (COMUM)

O tipo de bateria usada em vários flashes, rádios portáteis, e outros dispositivos foi inventado por um químico francês em 1865, e ficou conhecida como pilha-seca. A bateria de George Leclanche continha uma solução condutiva de sal amoníaco, um terminal negativo de zinco e um terminal positivo de carbono. Leclanche converteu o que antigamente era uma solução líquida condutivaem uma pasta rígida, fazendo uma bateria portátil e de fácil manuseio. Sua bateria foi um sucesso comercial imediato, principalmente por sua conveniência e pelos seus materiais baratos.
Uma pilha seca comum é formada por um eletrodo de zinco, que também é o invólucro metálico da pilha, e um eletrodo central e cilíndrico de carvão. Separando os dois eletrodos há uma pasta gelatinosa à base decloreto de amônio, que constitui o eletrólito da pilha.
Ao se completar o circuito elétrico externo, a corrente é criada através da ação do eletrólito sobre o zinco, que constitui o eletrodo ou pólo negativo do aparelho. A ação química liberta átomos de hidrogênio que se acumulam sobre a superfície do pólo positivo. Essa ação, chamada polarização, faz diminuir progressivamente a produção decorrente, acabado por tornar a pilha inútil ou "descarregada". Para retardar o máximo possível os efeitos dessa polarização, costuma-se colocar entre o eletrólito e o eletrodo positivo uma camada de mistura despolarizante, no caso, geralmente, bióxido de manganês. Os átomos de hidrogênio formados pela reação química combinam-se com os átomos de oxigênio do bióxido de manganês, formando água edespolarizando, assim, a pilha.
As pilhas podem ser classificadas em secas e úmidas. As secas tem como eletrólito uma pasta enrijecida. Já o eletrólito das pilhas úmidas é uma solução líquida .
As pilhas secas são usadas para produzir correntes pequenas, em serviços contínuos, ou quando se deseja corrente moderada e serviço intermitente. Assim, são usadas em baterias de rádios portáteis, telefones,telegrafia, operação automática de aparelhos controladas por relé, campainhas, lanternas, serviços de sinalização, transceptores do tipo handy-talk. As pilhas úmidas são empregadas em instalações estacionárias para sinalização, telefonia, galvanoplastia, e para alimentação de medidores elétricos. Seu uso é muito difundido também em serviços de laboratório.


PILHA ALCALINA
As pilhasalcalinas são um tipo de pilha com a base de funcionamento muito parecida com a pilha seca de Leclanché, a pilha comum. A diferença consiste no fato de a pilha de Leclanché ser ácida em razão da hidrólise do cloreto de amônio (NH4Cl(aq)). Este sal é produzido de uma reação entre uma base fraca e um ácido forte, por isso, quando ele sofre hidrólise, o meio fica ácido.
Já na pilha alcalina, esse composto ésubstituído por uma substância básica, como o hidróxido de potássio (KOH) ou o hidróxido de sódio (NaOH). Nesse caso, a reação global e as semirreações que garantem o funcionamento dessa pilha são:
Ânodo: Zn + 2 OH →  ZnO  + H2O + 2e-
Cátodo: 2 MnO2 + H2O + 2e-→ Mn 2O3 + 2 OH
Reação global: Zn   +2 MnO2→  ZnO  + Mn 2O3
Essa alteração faz com que a pilha dure mais (cerca de 5 a 8 vezes mais que apilha ácida). Isso se deve a pincipalmente três consequências do uso do hidróxido de potássio:

Fatores que fazem uma pilha alcalina durar mais que uma ácida.
O uso dessa pilha se torna melhor e mais seguro por ainda outro motivo: o eletrólito alcalino impede que ocorram reações quando a pilha não está em uso. Já na pilha ácida, se ela estiver armazenada dentro do aparelho elétrico, acontecerãoreações que provocam a corrosão e o vazamento do material em seu interior. Visto que a pilha possui metais pesados e tóxicos, esse fato constitui um grande perigo à saúde.
Desse modo, o que diferencia basicamente uma pilha alcalina é o fato de possuir uma base como seu eletrólito. Por isso, a pilha alcalina pode ser de:
• Ferro-níquel;
• Prata-zinco;
• Mercúrio-zinco;
• Zinco-manganês, e;
•...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pilha
  • pilhas
  • Pilhas
  • Pilha
  • Pilhas
  • Pilha
  • pilha
  • pilhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!