Direito do Consumidor e tica

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Conduta Ética x Lucratividade

Tema: Empresas com condutas éticas são mais lucrativas que aquelas que não adotam projetos/ações éticas? Por quê? Cite exemplos de empresas que se destacam por condutas éticas, analisando o impacto em relação aos clientes e seus concorrentes.

Sem dúvida nenhuma esse é um tema que exige cuidados especiais, devido à sua complexidade e divergência. Acredito que aética, dentro e fora das empresas, é um divisor de personalidades pessoais, é o que provavelmente diferencia as ações gerais das pessoas. Em suma, pessoas com uma boa assimilação da ética e a capacidade de exercê-la, tendem a agir para um bem comum e a visão das pessoas para outras sem éticas é comumente corrosivo e propagador.
Em relação às empresas e instituições, a ética opera em todos os níveis,desde a base, com os operários de produção, serviços gerais e cargos administrativos até a alta administração com diretores, supervisores e gerentes. A ética pode ser vista como uma questão orientada, onde a empresa prega uma visão e missão ética de forma que toda atividade seja contagiada e seus colaboradores a utilizem para agir. A ética também tem sua tangência pessoal, onde os colaboradoresutilizam suas características e convecções pessoas para realizarem suas atividades.
Para analisar o questionamento do trabalho, deve ser feito um trade-off sobre os benefícios e prejuízos de condutas éticas nas empresas e para isso irei levantar os pontos e contrapontos:

Benefícios de ações éticas:

- Cria-se uma identidade positiva no mercado, gerando uma propaganda gratuita.
- Gera confiança paraos consumidores que entenderão que a empresa cumprirá seus compromissos e venderão produtos de qualidade.
- Gera confiança nas negociações com fornecedores e parceiros onde essas se tornarão mais transparentes e saudáveis, sabendo que não serão tirados proveitos indevidos.
- Gera um efeito interno positivo, motivando seus colaboradores a fazerem um trabalho dedicado e bem feito, aumentando aqualidade e produtividade.
- Normalmente essas empresas possuem ações de prevenção de acidentes, dificultando que qualquer funcionário tenha danos físicos.
- Prevenções ambientais, melhorando o bem estar da sociedade em geral.
- Empresas preocupadas com os serviços sociais.

Prejuízo de condutas éticas:

- Não usa de informações privilegiadas para negociações, possibilitando redução de um lucro maior.- Não usa de ações contra aos concorrentes ficando a cargo do mercado a seleção natural das empresas.
- Utiliza de recursos não sustentáveis mais caros, aumentando o custo de produção.
- Aumento do custo de mão de obra por ter uma carga de trabalho mais amena para os empregados.
- Dificuldade na administração devido à complexidade de implantar ideais éticos em setores e pessoas diferentes.
-Aumento do custo de supervisão da qualidade.
- Necessidade de motivação ética constante aos colaboradores.
- Limitação de fornecedores devido à necessidade de padrões de qualidade e necessidade de se negociar com empresas éticas.
Observados esses pontos, tenho uma visão mais ampla da diferença das empresas de ações éticas para as que não têm. Consigo somente dizer que, para termos certeza do aumentoda lucratividade de empresas éticas ou não, é necessário fazer uma análise muito aprofundada de duas empresas do mesmo porte e seguimento com ações éticas diferentes. Fazendo essa análise, pode ser verificado se um aumento de custo de administração e produção é viável em relação ao ganho de produtividade e qualidade, pode ser verificado se a diminuição da quantidade de fornecedores é viável emrelação a sua fidelização e ganho de produtos mais uniformes, pode ser verificado se o ganho de uma identidade de mercado e confiança dos consumidores é viável em relação à negociações visando inteiramente o lucro. São pontos positivos e negativos que precisam ser colocados em uma balança para serem pesados e no final ser decidido o que é mais vantajoso.
Por mais que seja muito difícil demonstrar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A obsolesc ncia programada sob a tica do Direito Ambiental e Consumidor
  • Direito do consumidor para consumidores
  • Direito do consumidor
  • Direito do consumidor
  • Direito do consumidor
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Consumidor
  • Direito do consumidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!