piaget

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO PSICOLOGIA
NOTURNO PINHEIROS



TRABALHO GRAFISMO INFANTIL: ANÁLISE DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL







3º SEMESTRE
SÃO PAULO 2014
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO PSICOLOGIA
NOTURNO PINHEIROS








TRABALHO GRAFISMO INFANTIL: ANÁLISE DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL









3º SEMESTRE
SÃO PAULO2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. MÉTODOS.............................................................................................................05
3. ANÁLISE................................................................................................................09
4.REFERÊNCIAS.....................................................................................................10




















INTRODUÇÃO
No estudo da psicologia construtivista foi solicitado uma análise de um desenho feito por uma criança de 02 anos de idade, usando como base as teorias de Lowenfeld e Luquet, relacionado com os estágios da teoria cognitiva de Piaget.
Seráapresentada as teorias para termos base na análise do grafismo feito pela criança no desenho em anexo.



















Teoria Piagetiana
O período sensório-motor é marcado por seis subestádios:
1º. Subestádio (0 a 1 mês) 
2º. Subestádio (1 a 4 meses)
3º. Subestádio (4 a 8 meses) 
4º. Subestádio (8 a 12 meses)
5º. Subestádio (12 a 18 meses)
6º. Subestádio (18 a 24 meses)
Nósanalisaremos o 1º subestádio, o estádio pré-operatório (2 a 6 anos) é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora, prática para a inteligência representativa. A criança, a partir dos dois anos, passa a ter uma função de pensamento, uma função simbólica ou semiótica, que possibilita a representação de um objeto ausente (significante) por meio de um significado, que podem ser expressos devárias maneiras. As formas de representação são: Imitação, Jogo simbólico, Desenho, Imagem mental, Linguagem.
Embora o estádio pré-operatório seja marcado pela capacidade representativa, o que indica um avanço em seu desenvolvimento cognitivo, a criança ainda apresenta um pensamento pré-lógico, marcado por várias características como: pensamento egocêntrico, pensamento transdutivo, justaposição,sincretismo, centração, pensamento artificialista e finalista, pensamento animista, provas operatórias, relacionamento social, linguagem.







Desenvolvimento do Desenho Infantil por Lowenfeld

O estudo ora apresentado tem como pressuposto básico que rabiscar, desenhar e escrever não são simples atos mecânicos, ao acaso. Cada gesto e movimento têm significações simbólicas, capazes decontribuir para o desenvolvimento humano. Referimo-nos ao grafismo infantil, pesquisado, analisado e interpretado por teóricos da psicologia, da arte e da educação. Dessa forma, nosso objetivo é possibilitar o diálogo entre os vários pontos de vista de alguns dos pesquisadores dessa área, a fim de suscitar reflexões de psicólogos, educadores, pais e mães sobre o grafismo infantil como meio delinguagem da criança.

O estudo ora apresentado tem como pressuposto básico que rabiscar, desenhar e escrever não são simples atos mecânicos, ao acaso. Cada gesto e movimento têm significações simbólicas, capazes de contribuir para o desenvolvimento humano. Referimo-nos ao grafismo infantil, pesquisado, analisado e interpretado por teóricos da psicologia, da arte e da educação. Dessa forma, nossoobjetivo é possibilitar o diálogo entre os vários pontos de vista de alguns dos pesquisadores dessa área, a fim de suscitar reflexões de psicólogos, educadores, pais e mães sobre o grafismo infantil como meio de linguagem da criança.
Tendo fases em seu desenvolvimento tais como:
Estágio das Garatujas – 2 aos 4 anos
Estágio Pré-esquemático – 4 aos 7 anos
Estágio Esquemático – 7 aos 9 anos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piaget
  • Piaget
  • Piaget
  • piaget
  • piaget
  • Piaget
  • PIAGET
  • Piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!