Piaget
Neste trabalho podemos ver que Jean Piaget teve grande influência na educação do Brasil, e nos anos 70 foi à grande descoberta, onde nas escolas usavam-se muito suas teorias, e a partir dos estudos sobre equilíbrio, a contradição e a abstração, outros conceitos foram postos em prática, equivocadamente, causando novos desencontros; a questão do conflito cognitivo, por exemplo, foi atribuída como uma mágica no ensino, passando a ser provocado diretamente, o que não era a proposta de Piaget, provocando estas e outras distorções na situação em que a criança trabalha.
Jean Piaget, em seus métodos, mostra que se deve favorecer a autonomia da criança, propondo trabalhos em grupo para que possam aprender a compartilhar idéias, ponto de vista, avançando no conhecimento, crescendo moralmente, superando o egocentrismo, aprendendo a se autogovernar, sendo sujeitos ativos, que dispõe de conhecimentos elaborados por aproximações sucessivas, sendo o erro um papel importante na construção da aprendizagem. Também enfatizou a idéia do conhecimento ser elaborado por aproximações sucessivas.
JEAN PIAGET
Em 1896 nasceu na cidade de Neuchâtel, na Suíça Jean Piaget. Ele foi considerado uma criança precoce, porque desde cedo tinha interesse pela natureza, adorava observar e coletar dados, publicando aos onze anos um pequeno artigo científico sobre suas observações acerca da natureza mais especificamente sobre um pássaro albino. Trabalhou, quando adolescente, como assistente do diretor do Museu de Historia Natural daquela cidade. Com isso se interessou e estudou Malacologia (é o ramo da biologia que estuda os moluscos. Os estudos malacológicos incluem a taxonomia, a fisiologia e a ecologia destes animais), chegando a publicar vários artigos sobre o tema, os quais tiveram notório reconhecimento pela comunidade científica.
Influenciado pelo seu padrinho, que era professor de filosofia, ele iniciou seus estudos, interessado pelas