Piaget, Vygotsky e Wallon

Páginas: 29 (7191 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem
 
Piaget, Vygotsky and Wallon: contributions for language studies
 
Piaget, Vygotsky y Wallon: contribuciones a los estudios del lenguaje 
 
Caciana Linhares PereiraII Doutora em Educação Brasileira (Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso dePsicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Endereço para correspondência 
 

RESUMO
O presente artigo aborda alguns aspectos da relação entre linguagem e pensamento na criança a partir das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Os aspectos analisados nos permitem situar estes autores no debate - tipicamente moderno - que envolve as complexas relações entre linguagem e pensamento. Constata-seque a modernidade do pensamento dos três autores comparece, sobretudo, no abandono de uma perspectiva instrumental da linguagem e no estabelecimento de proposições que tomam a linguagem como uma função constitutiva do próprio pensamento.
Palavras-chave: Linguagem; pensamento; criança.

ABSTRACT
This article discusses some aspects of the relationship between language and thought in the childfrom the theories of Piaget, Vygotsky, and Wallon. The aspects analyzed allow us to place these authors in the debate - typically modern - which involves the complex relations between language and thought. It is noted that the modernity of the thought of the three authors attends, above all, in the abandonment of an instrumental view of language and the establishment of propositions that take thelanguage as a constitutive function  of one´s own thinking.
Key words: Language; thought; children.

RESUMEN
El presente artículo presenta algunos aspectos de la relación entre lenguaje y pensamiento en el niño desde el punto de vista de Piaget, Vygotsky y Wallon. Los aspectos analizados nos permiten ubicar estos autores en el debate - típicamente moderno - que involucra las complejas relacionesentre lenguaje y pensamiento. Se constata que la modernidad del pensamiento de los tres autores comparece, fundamentalmente, en el abandono de una perspectiva instrumental del lenguaje y en el establecimiento de proporciones que toman el lenguaje como una función constitutiva del propio pensamiento.
Palabras-clave: Lenguaje; pensamiento; niño.

 
 
O presente artigo aborda a dinâmica e ofuncionamento da linguagem e as relações que a criança estabelece com o outro. Considerando que as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, elaboradas no âmbito da psicologia e da educação, evidenciam e ao mesmo tempo impactam modos de pensar e teorizar sobre pensamento e linguagem na criança no século XX, buscamos articular algumas proposições que alinham os respectivos autores às preocupações quemarcaram esse século. Na história da psicologia e da educação, a compreensão do que é uma criança - de como uma criança constrói desenvolvimento e como a linguagem se articula a esse processo - modificou-se nestas ciências e nas práticas sociais. Se uma visão instrumental da linguagem colocava-a como uma coisa que estava fora do sujeito e que este acrescentava a si mesmo como mais uma aquisição, a qualfuncionava como uma soma de elementos estanques que iam compor o construto maior do desenvolvimento do pensamento, alguns autores passam a atribuir novos contornos a esta perspectiva, mostrando como os processos cognoscitivos vão funcionar ao modo de uma equilibração majorante. Isso significa que o modo de funcionamento da linguagem articulada ao pensamento do sujeito se refaz a cada nova etapa,incorporando as aquisições anteriores em níveis de complexidade crescentes e reorganizando-as de maneira que a díade pensamento e linguagem se apresenta sutilmente estruturada. Nesse contexto, Piaget, Wallon e Vygotsky mostram que o conhecimento se dá a partir do sujeito em sua ação no mundo e conferem a esse processo sujeito-mundo uma dialeticidade ímpar nas teorizações sobre como conhecê-lo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • piaget vygotsky e wallon
  • PIAGET, VYGOTSKY E WALLON
  • Piaget, vygotsky e wallon
  • Resumo de Piaget, Vygotsky e Wallon
  • Piaget/Vygotsky/Wallon
  • Piaget, Vygotsky e Wallon
  • vygotsky, wallon e piaget
  • Resenha livro Piaget Vygotsky Wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!