Piaget/Vygotsky/Wallon

Páginas: 14 (3271 palavras) Publicado: 26 de junho de 2014
Linguagem e pensamento - Jean Piaget

Abordando algumas contribuições de Piaget para os estudos da linguagem na criança, poderíamos iniciar afirmando que, para este autor, o pensamento representativo (rudimentar) tem início com a capacidade de evocar objetos e eventos ausentes. Esta nova aquisição (representativa) promove transformações que ampliam os conhecimentos advindos da inteligênciaprática e permite a elaboração de operações mentais complexas que os atos, por sua limitação temporal, não alcançam. O desenvolvimento da inteligência prática leva o sujeito a coordenar estados de uma ação, interligados por curtas antecipações e reconstituições momentâneas em torno de um objeto concreto. A inteligência conceitual, por sua vez, possibilita a constituição de representações de conjunto(fusão) e o acesso à atividade classificatória e reflexiva. Como Wallon, Piaget também atribui uma importância capital à atividade imitativa, que já se observa desde os primeiros meses de vida. Partindo da ideia de um indivíduo indiferenciado, os estudos de Piaget sobre a atividade imitativa acompanham este descentramento sucessivo da criança. Se a imitação comparece, de início, como uma cópiadireta dos gestos do adulto, por outro lado, vai assumindo a forma dos atos da inteligência representativa. A atividade representativa se sustenta, sobretudo nos primeiros anos de vida, na imitação diferida e interiorizada, que comparece no jogo simbólico e na própria atividade linguística da criança.

Embora em algumas obras Piaget não tome a linguagem como constitutiva da inteligência e dopensamento, chegando mesmo a afirmar a independência do desenvolvimento da inteligência em relação à linguagem, consideramos importante estabelecer um diálogo entre estas afirmações e seus estudos relativos à formação do símbolo na criança. Sabemos que Piaget toma a linguagem como uma condição necessária na construção das operações lógicas, mas não necessariamente atribui a ela uma importância capital.Em relação a estas construções lógicas, são importantes os processos de abstração empírica que os indivíduos realizam sobre os objetos (e toda a atividade de coordenação que esta implica). Não obstante, gostaríamos de retomar afirmações do autor que vinculam a linguagem aos modos mais primitivos de organização do real pela criança. Abordando as categorias representativas, encontramos a afirmação deque, com a conquista da linguagem, estas categorias se desenvolvem no campo das manipulações práticas, mas, "por outro lado, as diversas conexões causais e espaçotemporais ultrapassam esse domínio da ação (...) e ocasionam, em particular, sob a influência dos "porquês" e das questões de origem que a linguagem permite multiplicar, uma proliferação de representações espaciais e temporais, de mitospseudo-explicativos.... Piaget apresenta exemplos que nos levam diretamente a Wallon e suas considerações sobre as "coesões frouxas" que comparecem na linguagem e no pensamento da criança pequena.
Piaget, analisando estas falas, diz que esse domínio é de uma ordem inteiramente outra do que o das intuições lógicas, numéricas ou espaciais, que decorrem da manipulação e da verificação perceptiva. Acausalidade aqui é verbal, e não intuitiva: "Em particular, é interessante para nossa finalidade atual, constatar que todos os intermediários relacionam, nesse terreno, o jogo propriamente dito e a crença séria". Em todo esse texto Piaget busca estabelecer uma equivalência estrutural entre o simbolismo presente na criança, o simbolismo onírico e o pensamento simbólico de uma forma geral. Destaforma, embora formule um quadro evolutivo das formas de representação, esta evolução não quer dizer que o aparecimento de novas formas anule uma base sobre a qual se organiza a atividade simbólica. Se a assimilação egocêntrica (que especifica as estruturas pré-conceptuais) se encontrar em continuidade com a assimilação simbólica característica dos símbolos lúdicos, e mesmo oníricos, "essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • piaget vygotsky e wallon
  • PIAGET, VYGOTSKY E WALLON
  • Piaget, vygotsky e wallon
  • Resumo de Piaget, Vygotsky e Wallon
  • Piaget, Vygotsky e Wallon
  • Piaget, Vygotsky e Wallon
  • vygotsky, wallon e piaget
  • Resenha livro Piaget Vygotsky Wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!