PETAR

Páginas: 13 (3218 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNISA
UNIVERSIDADE SANTO AMARO















UNISA
Resenha da obra: LACOSTE, Y. (1929) A Geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra













Nome: Cleone Ferreira Mayrink Ra: 2818892
3° sem. Geografia




São Paulo
2013
Introdução

Yves Lacoste é considerado um dos fundadores da geografia moderna, ele é Francês e seustrabalhos tentam revelar uma face oculta da geografia, que ele coloca como um caráter político. Aqui será relatado uma breve resenha de uma das suas mais importantes obras, para que possamos refletir e pensarmos a importância da geografia no contexto atual.
Posso iniciar esta breve resenha da importante obra de Yves Lacoste “A geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”, colocandoum ponto importante de Lacoste, que é o fato de ele sistematizar a geografia de uma maneira renovadora, ele consegue deixar de lado diversas questões e propões algumas outras. A geografia por sua vez sempre esteve em constante sistematização desde o determinismo de Ratzel ou até mesmo o possibilismo de La Blache, ou, por exemplo, os questionamentos no âmbito da geografia física e humana, contudoexiste uma questão que perpassa a obra colocando assim o leitor em reflexão e mais ainda numa intriga de pensamentos a respeito da geografia; para que serve a geografia? Qual a sua função social? Possui ela alguma função que não seja somente a de dar aulas de geografia? Estas e algumas outras questões serão levantadas no decorrer da obra por Lacoste.


















Resenha daobra: LACOSTE, Y. (1929) A Geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra
_____________________________________________________________

Já tivemos oportunidades em nossas aulas no decorrer do curso de geografia, de realizar diversas discussões a respeito da sistematização da Geografia, suas principais fases e seu desenvolvimento como ciência, o fato é que gostaria de abordar umaquestão inicial que Lacoste nos demonstra claramente e que tem muito a ver com nossos debates em sala a respeito da disciplina Geografia, como ciência, como uma disciplina escolar ou até mesmo com um artifício para fazer em primeiro lugar a guerra. No inicio do livro Lacoste no demonstra como todas as pessoas atualmente acreditam que a geografia não passa de uma disciplina escolar euniversitária, e que sua função limita-se apenas em fornecer a descrição do mundo e suas mais diversas características territoriais, acredito que este discurso acaba tornando a Geografia uma disciplina um tanto quanto “desinteressada”, sendo assim as criticas serão inevitáveis, no entanto, podemos separar essa questão e analisar de maneira cautelosa.
Iniciamos falando da geografia como disciplina escolar, olivro nos coloca este aspecto como sendo uma disciplina maçante e muito chata na visão dos alunos, contudo venho a discordar desta afirmação; realmente isto pode acontecer na prática, mas acredito realmente que esta disciplina nas escolas é uma chave que pode abrir diversas portas para um aluno, seja no âmbito social, cultural ou político, sendo assim, sua contribuição é demasiadamente importante,pode até parecer utopia esta minha afirmação, mas se nós geógrafos principalmente como educadores não tivermos uma visão otimista deixaremos esta discussão sem uma defesa necessária e precisa. O educadores precisam demonstrar a importância desta disciplinas para todos os ambitos, com isso existe toda uma pedagogia para que deixe de ser maçante com diz Lacoste, o estado sabe da importância daciências humanas para o desenvolvimento humano, mas sabem também que o conhecimento neste âmbito abre a mente de toda a sociedade, logo, saíram do senso comum e por sua vez enxergariam tais fatos e acontecimentos que passa pela grande massa como insignificantes, e que na verdade são de suma importância; tendo esse conhecimento e sabendo do “risco” que correm se a sociedade abraçar a geografia e as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petar
  • PETAR
  • petar
  • petar
  • Petar matemática
  • Petar matemática
  • CAVERNA DO PETAR
  • cavernas petar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!