pesquisas

Páginas: 3 (550 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Petróleo
O petróleo já era conhecido desde a antiguidade. No Egito, era utilizado para iluminação, impermeabilização de casas, construção de pirâmides e embalsamentos de corpos, ele surgiuatravés de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos, condições de temperatura e pressão elevadas e a ausênciade oxigênio impediram a proliferação de bactérias aeróbicas e após alguns milhões de anos sob ação de bactérias anaeróbicas, essa matéria se transformou no que chamamos de petróleo.
Depois deextraído do subsolo, da terra firme ou do mar, o petróleo é transportado por oleodutos aos portos de embarque e grandes petroleiros dão sequência ao transporte, até que ele chegue aos terminais marítimosde destino. Novamente, através de oleodutos, é bombeado até as refinarias, onde a separação de seus constituintes será processada, normalmente não se separam substâncias do petróleo e, sim frações desubstâncias com propriedades físicas semelhantes. O desafio do refino é justamente separar a complexa mistura de hidrocarbonetos, que é o petróleo, em frações mais simples, com menor diversidade decomponentes: frações do petróleo.
Inicialmente o petróleo bruto é aquecido em fornos, sendo parcialmente vaporizado e direcionado para colunas de fracionamento providas de várias bandejas. Astemperaturas das colunas variam com a altura, sendo que no topo verificam-se as menores temperaturas. Os hidrocarbonetos cujas moléculas são maiores, ainda líquidos, permanecem no fundo, os mais leves sãovaporizados e sobem pela coluna. Quando esses vapores atingem bandejas de temperaturas inferiores às suas temperaturas de ebulição, condensam-se e saem da coluna, os vapores não condensados passam parabandejas superiores, até encontrar bandejas nas quais se liquefaçam.
O refino do petróleo gera várias substâncias que inclusive usamos no nosso dia a dia, entre elas estão: gás natural, éter de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa
  • pesquisa
  • pesquisa
  • o que pesquisa
  • PESQUISA
  • Pesquisa
  • Pesquisas
  • Pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!