Amostra

Páginas: 10 (2286 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Amostragem Analítica em Laboratório


Flávio Leite1


LEITE, Flávio. Amostragem Analítica em Laboratório. Revista Analytica, Agosto/Setembro 2003, n6.

Flávio Leite é fundador da T&E Analítica Comércio e Análises Químicas, situada em Campinas, SP. A empresa é responsável por análises Qualitativas e Quantitativas. O autor publicou alguns livros, podemos citar Práticas de Química Analíticapublicada pela editora Atomo. O artigo apresenta...





Apresentação do Assunto (contextualização da temática abordada) – explicitar do que trata a obra (máximo 5 linhas). Todo conteúdo – a obra é resumida de forma completa. Devem constar as idéias centrais. Ao seu término aparecem as conclusões gerais da obra analisada. Aspectos quantitativos - Representam a quantidade ou a média depáginas resenhadas, de capítulos, de partes, de citações usadas pelo autor da obra analisada, como também dos itens da referência, ilustrações e exercícios práticos ou teóricos. A crítica deve ocupar entre 20% a 30% da extensão total da resenha. Os itens que devem ser considerados na elaboração da crítica são:
Edição – erros e acertos quanto a revisão textual; existência ou inexistência deilustrações, índices etc.;
Estrutura (capa , folha de rosto, impressão); quanto ao conteúdo, erros e acertos nas datas, nomes estatísticas; contradições nas ideias; disposição do material (seqüência lógica, organização); quanto as idéias, diálogo com as idéias básicas do autor;
Desvelamento ideológico das idéias da obra – que ideologias estão implícitas no conteúdo da obra.
Exposição de argumentosavaliativos - realizar uma avaliação global, justa e imparcial do assunto, destacando os pontos fracos e fortes da obra; destacar e precisar síntese das ideias centrais apreciada, respondendo algumas questões, tais como: o texto é original? Qual o alcance do texto? O texto dá conta de quais explicações? Qual a validade das idéias? Que contribuições apresentam? O autor atingiu os objetivos propostos?Há profundidade na exposição das idéias? A conclusão está apoiada em que fatos?

f) Indicação do público-alvo ou recomendação para leitura - A resenha finaliza-se com a identificação do público-alvo e a recomendação da obra para leitura, ou seja, o resenhista deverá concluir o texto, destacando para quem se destina esse tipo de leitura, justificando o porquê dessa recomendação.

OBSERVAÇÕES:Redação e numeração – a resenha deve ser escrita com linguagem impessoal (3ª pessoal do singular). A numeração deve ser feita a partir da segunda página, com números arábicos na margem superior direita. Utilizar papel branco no formato A4, uma só face e letra arial ou times new roman.

REFERÊNCIAS:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e resumo – apresentação -documentação. Rio de Janeiro. 2003.

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Avercamp, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
OS LIMITES DA LEI2 André Righetto

TUROW, Scoot. Os limites da lei. Tradução de Ana Maria Mandin. Rio de Janeiro: Record, 2008.

Com 22 milhões de exemplares vendidos e prestigiado com o prêmio “Silver Dagger” , da associação Britânico de Escritores Policiais, e da “Society of Midlands” de ficção, Scott Turow, nascido em 1949 Chicago, ingressou na literatura em 1977, contando sua biografia como estudanteem Harvard.Sua ascensão na literatura só veio dez anos após, com o grande sucesso de tiragem “Acima de qualquer suspeita”. Scott se estabeleceu como um dos maiores escritores de thriller jurídico com questões e observações atuais que cativam o leitor do mundo inteiro. O romance acontece em um tribunal, em um caso difícil e cheio de tramas jurídicas, caso de abuso sexual, ocorrido anos atrás,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amostras
  • Amostras
  • Amostra
  • Amostras
  • Amostra
  • amostras
  • amostras
  • amostra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!