Pesquisa Sobre PmP (Produtos Minimamente Processados

Páginas: 7 (1732 palavras) Publicado: 11 de março de 2014


Cabeçalho



Pesquisa sobre Produtos minimamente processados.
(PMP)

Introdução
O consumo de frutas proporciona importantes benefícios à saúde, com implicações diretas na qualidade de vida. Os benefícios são amplamente divulgados e, freqüentemente, as frutas são indicadas como excelentes aliadas da medicina preventiva e, até mesmo, curativa. Nesse sentido, a mídia se encarregade estimular o consumo de frutas, sobretudo na forma in natura.
Sobre tudo a mudança do agronegócio está ligada ao comportamento do consumidor e sua tendência futura nesse sentido, surge o moderno conceito de minimamente processado A definição é basicamente Hortaliças e frutos: submetidos a uma ou mais alterações físicas. Lavagem, descascamento, fatiamento e corte processamento produtos devemapresentar atributos de qualidade, mantendo o máximo de suas características nutritivas e sensoriais, como o frescor, aroma, cor e sabor.
Do ponto de vista técnico, produtos minimamente processados podem ser definidos como qualquer fruta ou hortaliça, ou combinação destas, que tenha sido fisicamente alterada, mas que permaneça no estado fresco”. (Isto é, são produtos que passam por etapas detransformação física (cortar, ralar, picar, tornear) sem alterar, entretanto, o frescor tornear do produto acabado. A idéia central é assegurar ao consumidor conveniência, praticidade e segurança alimentar sem perda de qualidade nutricional.



Principais matérias-primas utilizadas
Alface, rúcula, agrião, couve, repolho, pepino, pimentão, couve-flor, brócolis, cenoura, beterraba. E as frutasabacaxi; goiaba; mamão; melancia; laranja e limão.





Vantagens de obter o produto
Apresenta-se como um nicho de mercado em crescimento e consolidação;
Perfil específico de consumidor.
É um produto com maior valor agregado
Compara às frutas e hortaliças compradas in natura.
Vantagens para o consumidor é a conveniência
e 100% de aproveitamento do produto adquirido Facilita otransporte;o Praticidade;o Racionalização de tempo de preparo;o Variedade de produtos em qualquer estação






Etapas do Processamento Mínimo de frutas e hortaliças




1- Recepção da matéria-prima
A contaminação de hortaliças pode ser originada da planta, a partir das sementes ou do ambiente de produção. Por exemplo, áreas de produção com a presença de animais domésticos e selvagens são maiscontaminadas por patógenos.

Além de microorganismos, a matéria-prima contém impurezas como pêlos, pedras, metais, insetos e outras. Nesta fase, recomenda-se uma lavagem inicial dos produtos com água corrente, para remoção das impurezas.

2- Armazenamento do produto fresco
Hortaliças devem ser armazenadas em câmaras frias, com temperatura entre 5ºC e 10ºC, ajustada para cada tipo de produto,até o seu processamento. Os produtos devem ser acondicionados em caixas limpas, previamente lavadas e higienizadas.


3- Seleção
A matéria-prima deve ser selecionada de forma a minimizar a contaminação da área de processamento. Para hortaliças, devem-se eliminar os materiais impróprios para o consumo e partes não processáveis, como folhas velhas, talos, raízes e inflorescências deterioradas.Devem-se ainda separar as hortaliças de acordo com as características de forma, tamanho e peso, para facilitar o manuseio durante o processamento. Recomenda-se que a seleção seja realizada em mesas de aço inoxidável, limpas e sanitizadas.

4- Pré-lavagem e lavagem
Para hortaliças, a lavagem deve ser realizada em tanques de aço inoxidável, com água corrente e depois em solução com detergenteapropriado, em concentrações previamente estabelecidas, de acordo com a hortaliça e conforme a recomendação do fabricante.
Recomenda-se que as hortaliças fiquem imersas em tanques com a solução detergente e que a mesma seja trocada pelo menos de quatro a seis vezes ao dia. Após a lavagem, as hortaliças devem ser enxaguadas até a remoção completa do detergente.

5- Sanitização da superfície...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produtos minimamente processados
  • Alimentos minimamente processados
  • Suco de laranja minimamente processado
  • Feijão minimamente processado
  • Minimamente processado de alface
  • Pêssego minimamente processado
  • Pesquisa sobre produtos que caíranm em desuso
  • Alimentos Minimamente Processados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!