pesquisa opep

Páginas: 10 (2401 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo – OPEP é uma organização internacional formada por países que são grandes produtores de petróleo. Fundada em 14 de setembro de 1960 e a sede fica na cidade se Viena na Áustria. Fazem parte desta organização os seguintes países: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Qatar (Oriente Médio); Angola, Argélia, Líbia e Nigéria(África), Equador e Venezuela (América do Sul). Surgindo os seguintes objetivos: estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros); definir estratégias de produção; controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial, analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial e controlar volume deprodução de petróleo da organização.
Por não haver uma consolidação do mercado internacional de petróleo antes da 2ª Guerra Mundial. Segundo ADELMAN (2002), a maior parte da produção e do consumo ocorria nos Estados Unidos. Fora de lá havia poucas transações de mercado. A devastação pós-Guerra e a liderança soviética na Europa levaram ao Plano Marshall, que em 1948 mantinha a fixação de um preço demercado do petróleo competitivo, para o petróleo provindo do Golfo Pérsico, em direção à Europa. Os preços declinaram de 1947 a 1970. Esse declínio não foi desejado pelos produtores de petróleo. As majors, grandes companhias multinacionais que possuíam a concessão para exploração do petróleo nos países produtores, começaram a enfrentar uma queda nos seus lucros, inclusive devido aos baixos preços dopetróleo no mundo e a concorrência entre elas (ADELMAN, 2002). Esse primeiro movimento objetivando o estabelecimento da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, em 1949, ocorreu quando a Venezuela se aproximou de Irã, Iraque, Kuwait e Arábia Saudita e sugeriu que estes explorassem vias regulares de comunicação entre eles próprios (OPEC, 2004a). A necessidade de uma cooperação se tornou maisaparente em 1959, quando as majors, grandes companhias transnacionais de petróleo, reduziram unilateralmente os preços do petróleo em benefício próprio já que elas eram intermediárias na comercialização do petróleo. Como resultado, o primeiro Congresso Árabe do Petróleo adotou uma resolução chamando as majors para uma consulta, com os governos dos países produtores, antes de tomar qualquer decisãounilateralmente sobre os preços do petróleo, e, também, entrar num acordo quanto ao estabelecimento de uma comissão de consulta do petróleo (OPEC, 2004a).
A causa principal da criação da OPEP foi a grande redução dos preços do petróleo entre 1959 e 1960. Essas reduções de preços feitas pelas majors enfraqueceram os planos de desenvolvimento dos países produtores que aumentaram a sua produção,objetivando, com isso, a elevação das receitas. Os cortes de preços do petróleo nesta época resultaram numa perda de receita, em torno de US$ 4 milhões para os países exportadores do Oriente Médio. Assim, a queda no preço por barril tornou-se uma surpresa no mercado. O fato de os governos não serem consultados antecipadamente, sobre alteração de preços, só fez agravar a situação, apesar de ascompanhias não estarem obrigadas a fazer essa consulta, nos termos dos contratos. Os países exportadores responderam um mês depois àquela redução criando a OPEP (AL-OTAIBA, 1976).
Existem muitas diferenças nos países da OPEP em termos de tamanho das reservas e da produção, da população, da área, da estrutura econômica, além da religião. O que é comum entre eles é a apropriação pelo estado dos recursospetrolíferos e das receitas do petróleo, além da confiança nas suas recitas de exportação de petróleo (AMUZEGAR, 1999). Ao mesmo tempo em que a OPEP foi criada, os países-membro haviam perdido quase que totalmente o controle sobre as exportações mundiais de petróleo. Novas províncias petrolíferas foram descobertas e abertas à produção nos anos 60, aumentando as reservas que inundavam o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Opep
  • O que é a OPEP
  • OPEP
  • OPEP
  • OPEP
  • Opep
  • Opep
  • Opep

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!