Lebabava

4407 palavras 18 páginas
1. INTRODUÇÃO Sendo a principal matéria-prima energética e industrial do planeta, uma riqueza distribuída de forma desigual entre os países e um recurso não-renovável, o petróleo se tornou provavelmente a mais importante substância negociada entre países e corporações e tem sido a partir do século XX, um fator político importante e causador de crises entre governos, levando explícita ou implicitamente a guerras, massacres e extermínios.
Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação. Porém, a discussão sobre o petróleo é paradoxal visto que, aponta-se o aquecimento global, fenômeno climático acentuado pelo uso de combustíveis fósseis e que pode acarretar conseqüências catastróficas à vida, ao passo que, cresce a busca cada vez mais urgente por novas reservas, que em um futuro próximo, serão incapazes de suprir a crescente demanda mundial.
Partiu-se dos seguintes questionamentos; de que forma a escassez poderá afetar a vida de cada um em seu país? Se uma possível mudança na balança energética mundial modificaria as atuais grandes potências?E se existe um combustível contemporâneo capaz de sanar as necessidades nacionais e internacionais, após a Era do Petróleo? Objetiva-se, por meio desta pesquisa o esclarecimento da atual circunstância desse elemento fóssil no contexto mundial e o que realmente existe por trás dos interesses políticos e econômicos nesse combustível. Perceber de que forma, serão atingidas as empresas que usam o petróleo como fonte de energia ou matéria-prima. Além disso, buscar formas originais de substituição do petróleo, para minimizar e retardar a carência mundial desse recurso natural.
A pesquisa de campo foi realizada com profissionais da área de

Relacionados