Pesquisa bibliografica

Páginas: 8 (1902 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Tema: Alfabetizar Letrando: Um Repensar da Aquisição da Língua Escrita


LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PRELIMINAR

1) FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi , é uma psicóloga e pedagoga argentina, radicada no México, doutora pela Universidade deGenebra, sob a orientação de Jean Piaget . Atualmente é Professora Titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, na Cidade do México. As pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, realizadas por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky no fim dos anos 1970 e publicadas no Brasil em 1984, mostraram que as crianças constroem diferentes ideias sobre a escrita,resolvem problemas e elaboram conceituações.

2) TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e escrever: Uma Proposta Construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Ana Teberosky, Doutora em Psicologia e Docente do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona, ela também atua no Instituto Municipal de Educação dessa cidade, desenvolvendo trabalhos emescolas públicas. Ana Teberosky é uma das pesquisadoras mais respeitadas quando o tema é alfabetização.
Teresa Colomer é formada em filologia hispânica e filologia catalã e doutora em ciências da educação. É professora de Didática da Língua e da Literatura na Universidade Autônoma de Barcelona. Publicou mais de 150 livros e artigos sobre literatura infantil e juvenil e sobre o ensino de literatura eda leitura, um espaço de três dimensões interrelacionadas que suas obras contribuíram para que fosse estabelecido. Suas publicações obtiveram vários prêmios, como o Rosa Sensat de pedagogia, pela obra escrita em parceria com Anna Camps, Ensinar a ler, ensinar a compreender. As autoras evidenciam através de estudos realizados quais são as hipóteses utilizadas pelas crianças para compreensão dosmecanismos da escrita antes mesmo que elas frequentem a escola. Sinalizam para a importância de que cada tentativa de associação feita pelas crianças para corresponder entre a fala e a escrita e mesmo as garatujas, podem ser usadas como instrumento diagnóstico

3) FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2011.

Emilia Ferreiro afirma que o livro apresenta quatrotrabalhos produzidos em momentos diferentes, porém dentro da mesma linha de preocupação que é o de contribuir para uma reflexão sobre a intervenção educativa alfabetizadora, a partir de novos dados oriundos das investigações sobre a psicogênese da escrita na criança. Suas investigações evidenciam que o processo de alfabetização nada tem de mecânico, do ponto de vista da criança que aprende. Destacaque a criança desempenha um papel ativo na busca da compreensão desse objeto social, complexo, que é a escrita.

4) FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 2011.

Não por acaso, essa definição se aplica integralmente a Alfabetização em Processo, uma obra que permite aprofundamentos, leituras, releituras e aprendizagens aparentemente intermináveis. Lançado há 25 anos,o título é de autoria da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro - a estudiosa que maior influência exerceu sobre os educadores brasileiros nas últimas três décadas. São cinco artigos. Os quatro primeiros tratam do caminho percorrido pelas crianças no processo de aquisição da representação escrita da linguagem. O último, por sua vez, investiga a aquisição da representação por escrito dequantidades e operações. A inclusão desse tema, segundo Emilia, deve-se ao fato de a alfabetização supor a construção simultânea desse conhecimento, ao lado da leitura e da escrita, e por fazer parte da proposta de superação do fracasso escolar.

5) SOARES, Magda. Letramento: Um Tema em Três Gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

Magda Becker Soares é Professora Titular Emérita da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa bibliográfica
  • pesquisa bibliografica
  • Pesquisa bibliografica
  • pesquisa bibliografica
  • Pesquisa Bibliográfica
  • Pesquisa Bibliográfica
  • Pesquisa bibliografica
  • Pesquisa bibliográfica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!