PERFIL EPIDEMIOLOGICO DAS NOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES DE TRABALHO EM RORAIMA, PERIODO DE JANEIRO A AGOSTO 2012

2437 palavras 10 páginas
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DAS NOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES DE TRABALHO EM RORAIMA, PERIODO DE JANEIRO A AGOSTO 2012

Lindalva Da Silva Lima ¹
Karla SellSchneider.²

RESUMO:

O objetivo desta pesquisa foi traçar o perfil dos acidentes de trabalho no período de janeiro a agosto de 2012 em Roraima. Tendo como método de estudo o retrospectivo, quantitativo. A busca foi realizada no banco de dados do SINAN-NET (Sistema Nacional de Agravos e Notificações), entre janeiro e agosto de 2012. Através da similaridade de conteúdos, os estudos foram agrupados em temáticas. Resultados: Os resultados apontam para os temas centrais: objetivou-se traçar um perfil das notificações acerca da temática acidente de trabalho, considerando o tipo de acidente, situação do vínculo empregatício, e se foram realizadas a notificação dos registros no CAT (comunicado de Acidente de Trabalho) e o desfecho do acidente. Conclusão: O acidente típico foi o predominante.

Palavras-Chave:: Acidentes de trabalho. Saúde do trabalhador. Enfermagem.

INTRODUÇÃO
Dentre as causas de adoecimento e afastamento do ambiente laboral está o acidente de trabalho que pode ser considerado o maior agravo à saúde dos trabalhadores e se constitui em um relevante problema de saúde pública. Tais eventos súbitos que ocorre durante o exercício da atividade laboral podem ocasionar dano à saúde do trabalhador por trazer lesão corporal ou perturbação funcional, perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária e até a morte (BRENDLER, 2005)
De acordo com o MS- Ministério da Saúde (2004) são considerado trabalhadores aqueles que exercem atividades laborais com finalidade de retribuição salarial para sustento próprio ou de seus dependentes dentre estes pode-se citar os trabalhadores domésticos; avulsos com ou sem registros formais, empregos diretos ou indiretos, todos estes podem ser considerados trabalhadores e podem estar sujeitos as leis trabalhistas bem como os agravos a saúde do trabalhador.

Relacionados