PERFIL ANTROPOMETRICO DAS CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO DA CIDADE DE HEITORAÍ-GO

4970 palavras 20 páginas
PERFIL ANTROPOMETRICO DAS CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO DA CIDADE DE HEITORAÍ-GO

Teresinha Pereira dos Santos1
2PEREIRA, Ernesto Flavio Batista Borges
3BORGES, Adriana Costa

RESUMO: Estudos de aspectos relacionados à dimensão, proporção, composição e maturação humana evidenciaram estreitas relações entre formas e proporções com o movimento humano. O objetivo desse estudo foi determinar o perfil dos beneficiários do Programa Segundo Tempo através de uma bateria de medidas e testes. Participaram do estudo 30 alunos de ambos os sexos do município Heitorai-Go. Os principais resultados de todos os testes foram classificados como fracos e muito fracos em ambos os sexos. Através dos testes pode-se perceber que há necessidade de trabalhar atividades que estimulem força, força-resistência e velocidade.
UNITERMOS: Características antropométricas, Crianças, testes e medidas.

Introdução
O trabalho maior do Programa Segundo Tempo não é formar atletas, mas desenvolver futuros cidadãos e ajudar as pessoas a respeitar o direito do próximo, a ter união e humildade e a ser responsável, ter autoconfiança. O estudo possibilita a comunidade de professores de educação física apropriar-se de um conjunto de saberes que representam um diagnostico de nossas crianças e adolescentes sobre aspectos de crescimento somático, estatuto nutricional, hábitos de vida, e aptidão física relacionada à saúde e ao rendimento esportivo. Que a partir do delineamento do perfil de crescimento e desenvolvimento somático e dos fatores de prestação motora em crianças e jovens brasileiros estratificados por idade, gênero e região do país, poderão subsidiar a implementação de políticas publicas eficazes na área do esporte e também em áreas como a saúde e a educação.
O Conceito de capacidade de desempenho somatomotor é percebido a partir da seguinte caracterização: qualidades morfológicas e de composição corporal, capacidades funcionais e intervenientes culturais. As qualidades

Relacionados