Perca do Nilo

Páginas: 5 (1211 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2013




Introdução
Segundo a convenção internacional sobre a diversidade biológia, uma espécie introduzida pode ser qualquer espécie ou raça, intencional ou acidentalmente transportada e libertada pelo homem num ambiente fora da sua área de distribuição original.
A partir da década de cinquenta, os impactos ambientais acentuaram-se devido às introduções acidentais ou não, de espécies, nosdiferentes tipos de ecossistemas. Estas introduções têm causado problemas ecológicos, tais como, a extinção de algumas espécies, mas também problemas económicos. Um desses problemas foi a introdução da perca do Nilo no Lago Vitória.
Lago Vitória e a Perca do Nilo
O Lago Vitória é considerado o maior lago tropical e o segundo maior lago de água doce no mundo em termos de área, com cerca de68.870 km². Localiza-se num planalto elevado na parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África oriental, entre três países: Tanzânia, Uganda e Quênia [ilustração 1].


Ilustração – Lago Vitória

No ínico da década de cinquenta, os britâncos decidiram introduzir novas espécies no lago, nomeadamente a perca do Nilo (Nilo Lates), com fim de melhorar os rendimentos de pesca, uma vez que seacreditava que este predador era rico em proteínas e seria mais útil e nutritivo para as comunidades costeiras do lago, do que as restantes 500 espécies de peixes pequenos e magros – ciclídeos. Esta iniciativa foi muito criticada por cientistas, uma vez que estes temiam que a falta de um predador natural fosse causar a destruição do seu ecossistema. Esta teoria veio a ser confirmada mais tarde.
Aperca do Nilo começou-se a alimentar dos peixes locais, reduzindo o seu número. Deste modo o volume de algas, o alimento dos ciclídeos, aumentou em flecha. Consequentemente reduziu-se a luz e o oxigénio, ameaçando a sobrevivência de alguns peixes, que assim não tinham pequenas algas para se alimentar.  Este problema foi resolvido mais tade através da introdução de um inseto (Neochetina eichhorniae)que se alimenta apenas dessa planta
Com a redução do seu alimento, a Perca do Nilo tornou-se uma espécie canibal, o que levou a que a espécie adulta se alimentasse das espécies mais jovens, levando à redução da população.
Este acontecimento, fez com que os lucros iniciais com as capturas da Perca do Nilo diminuissem drasticamente e a indústria da pesca entrou em colapso. A indústria dependiaessencialmente desta espécie, visto que a sua carne era a mais rica em gorduras do que a dos peixes autóctones, sendo muito valorizada comercialmente.
A exploração comercial provocou o abandono da pesca tradicional e, além de produzir um efeito devastador sobre o ambiente, alterou também o modo de vida das comunidades que dependiam do lago.
Antes da introdução da indústria, os pescadoresdefumavam os seus produtos expondo-os ao sol, procedimento muito díficil para a Perca do Nilo, visto que possuia carne oleosa, necessitava de madeira para completar o processo de defumação. Este processo contruibuiu ainda mais para acelerar o consumo de madeira, uma vez que o stock de madeira já se encontrava baixo na região.

Sistema de Gestão no Lago Vitória
A Organização de Pescas do Lago Vitória(LVFO) foi constituida através de uma convenção assinada em 1995 pelos três estados parceiros da comunidade da África Oriental, Quénia, Tanzânia e Uganda, em resultado da necessidade de gerir de forma coordenada os recursos do Lago Vitória.
A Organização tem como objectivos harmonizar, desenvolver e adaptar medidas de conservação e gestão para uma utilização sustentável de recursos vivos do lago,de forma a optimizar os beneficios sócio – económicos da bacia para os três estados parceiros.
As funções da Organização de Pescas do Lago Vitória são:
a. Promover a gestão adequada e utilização óptima das pescas e de outros recursos do lago;
b. Aumentar a capacidade das instituições de pesca existentes;
c. Proporcionar um fórum para discussão dos impactos no lago;
d. Proporcionar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • perca do Nilo (Lates niloticus)
  • PEIXE NILO DA PERCA
  • Perca do Nilo no lago vitória
  • Perca Tempo
  • PErca de Carga
  • Rio Nilo
  • rio nilo
  • Perca Tempo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!