Controle de pragar urbanas

Páginas: 27 (6568 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2013
1. INTRODUÇÃO
O Controle Integrado de Pragas (CIP), nos serviços de alimentação é indispensável na prevenção de (DTAs). Em geral associa-se a presença de pragas a falta de higiene, essa assertiva nem sempre é verdadeira, muitas vezes a presença destes animais esta relacionada com um desconhecimento das medidas preventivas e corretivas do ambiente, inexistência de manutenção, ausência de umapolítica e normas voltadas para o controle de pragas, programa de controle de pragas, falta de treinamento, além de um planejamento estrutural deficiente.
Áreas de alimentos são bastante heterogêneas do ponto de vista estrutural, apresentando situações de maior, menor ou nenhuma proteção contra as pragas em geral. Uma vez instaladas elas irão desenvolver-se e procriar, exportando populações paraoutras áreas através de rede de esgoto, tubulações elétricas de telefone entre outros meios.
As pragas urbanas são classificadas em quatro grupos principais, os insetos rasteiros, insetos voadores, roedores e aves. Cada um destes grupos buscara uma maneira diferente de adaptação. Portanto é necessário analisarmos individualmente cada praga considerando os seus principais hábitos, formas deprocriação, preferências, tolerâncias e estabelecermos a partir deste conhecimento, estratégias que deverão estar agindo preventivamente.
O controle de pragas urbanas é uma atividade profissional de risco na medida em que é necessária a utilização de diversas substancias tóxicas para a sua eliminação. No Brasil, cada estado determina as normas que as empresas prestadoras de serviços devem seguir e, em geral,a fiscalização das suas atividades é feita pela vigilância sanitária.


2. CONTROLE DE PRAGAS NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
2.1. POR QUE AS PRAGAS SÃO ATRAÍDAS PARA A INDÚSTRIA?
Estamos falando neste trabalho das pragas urbanas, que são espécies animais que se desprenderam de seus habitats naturais e se adaptaram perfeitamente a vida urbana, descobrindo formas de se abrigarem manter e procriargraças as posturas adotadas pela espécie humana na construção de seu próprio habitat. Todas as espécies lutam por permanecer na natureza e as pragas urbanas vão estar sempre exercendo uma pressão nos habitats humanos, buscando formas de se perpetuar, lutando pela sua sobrevivência (SILVA JUNIOR, 1995).
A sobrevivência das espécies está calcada em uma base de três pontas, que são o alimento, oabrigo e a água. O primeiro elemento não pode ser eliminado numa área de alimentação, mas pode ser protegido, manipulado adequadamente para que não seja literalmente oferecido às pragas. O uso de filmes plásticos é um exemplo de proteção contra insetos, principalmente os voadores. O uso de telas nas janelas também é outro exemplo importante, bem como o manejo adequado do lixo orgânico. As pragasestão sempre em busca de alimentos. Todas elas têm meios biológicos de percebê-los a grandes distâncias, após sua percepção elas procuram meios de se abrigar o mais próximo possível da fonte de alimentos. Alguns insetos como formigas e baratas, chegam a se utilizar de feromônios para demarcar trilhas ou pontos de abrigo. Os roedores demarcam trilhas com urina para isolamento de território e paraindicar segurança para os outros membros da colônia. O segundo pilar, o abrigo, pode ser removido através da adoção de uma serie de medidas práticas que envolvem planejamento, construção, manutenção, escolha adequada de materiais, dentre outros. A água, terceiro pilar de sustentação, também pode ser manejada adequadamente no ambiente para não agir como um agente atrativo e mantenedor através, porexemplo, de prevenção de vazamentos (SILVA JUNIOR, 1995).
As pragas urbanas possuem um sistema sensorial bastante diferente do humano. Os insetos podem detectar a presença de calor e luminosidade a grandes distancia, alem de muitas espécies terem desenvolvido um complexo sistema de comunicação sensorial, permitindo a fácil localização de fontes de alimentos. Devido ao seu pequeno porte podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle de pragas urbanas
  • Controle e erosão urbana e rural
  • Drenagem Urbana e Controle de Enchentes
  • Controle integrado de vetores e pragas urbanas
  • Controle Integrado De Vetores E Pragas Urbanas
  • O controle de processos em áreas urbanas com o uso da vegetação.
  • REFLEXÃO QUANTO À VIOLÊNCIA URBANA NO BRASIL E A EFICÁCIA DO CONTROLE SOCIAL CRIMINOLÓGICO
  • O controle de pragas urbanas na qualidade do alimento sob a visão da legislação federal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!