Penaadores

545 palavras 3 páginas
THOMAS HOBBES
Thomas Hobbes era inglês de família pobre, conviveu com a nobreza e através de seu apoio teve condições para estudar. Por esse motivo defendeu o absolutismo ameaçado pelas novas tendências liberais. Escreveu sobre politica: Decive e Leviatã, que assinala que o povo deve renunciar seus direitos naturais em favor de um governo que, investido do poder a ele conferido, impõe a ordem, organiza a vida social e garante a paz.
Hobbes é defensor do absolutismo e do pensamento burguês e liberal: o individualismo, a garantia da propriedade e da preservação da paz e segurança indispensáveis para os negócios. Ele defende o governo absoluto em função de sua visão pessimista da humanidade. So podem se organizar em sociedade através do apoio de um rei.

SOCRATES
Conhecimento [e igual a virtude, pois se depender da igreja, do estado, você somente ira seguir um padrão e não fazer as coisas conforme sua vontade. Os sofistas são seguidores de socrates que usam de seu conhecimento próprio para enganar os menos instruídos.

PLATAO
O método do platao e de pergunta de respostas que no final tem mais perguntas, pois quanto mais questionamento mais aprofundado sera o conhecimento sobre determinado assunto. Obra Republica, a mais conhecida do pensado. Republica necessariamente deve ser regida por um grupo de homens, aristrocatas. A felicidade do homem segundo ele est[a na cidade, pois e ali terá um governo aristrocata que devem ser reis, príncipes ou filósofos. Na grecia antiga era permito ter escravos pois os mesmo não sabiam cuidar de seus próprios interesses. o mesmo pensamento se estende para as mulheres( não podiam nem votar).

ARISTOTOLES
Discipulo de Platao, um dos filósofos mais influente no ocidente. Escreveu o livro “A politica”, onde desenvolveu o conceito de cidade, começando pela família, depois uma de aldeia com varias familias e depois juntam varias aldeias formando uma cidade. No livro fala sobre o cidadão, que tem direito administrar a politicar ou

Relacionados