futebol

Páginas: 7 (1726 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013





Futebol: torcida





Nome: Juliana B. Carvalho


Índice
Capa.........................................................................
Índice........................................................................
Introdução................................................................ Pg. 1Torcidas.................................................................... Pg. 2
Citação ( Nelson Rodrigues ) .....................................Pg. 2
Torcida organizada.................................................... Pg.3
Citação (Nelson Rodrigues )....................................... Pg.3
Violência das torcidas organizadas brasileiras.......... Pg.4Adesão....................................................................... Pg.4
Citações e textos........................................................ Pg.5
Conclusão................................................................. Pg.6
Bibliografia................................................................ Pg.7






Introdução
Em 20 de agosto de 1995 na final da copa São Paulo dejuniores a sociedade esportiva palmeiras “ sagrou-se “ campeã sobre o São Paulo futebol clube . Na ocasião, algo sempre descrito nas paginas dos jornais ou comentado nos telejornais, mas nunca visto a não ser pelos presentes se tornou conspícuo a todos. Findada a partida, torcedores de ambos em frente as câmeras de televisão e os fotógrafos da imprensa escrita.
Munidos de entulhos de uma reforma queali estavam, agrediram-se com paus e pedras. Uma “guerra campal “ tomou conta do estádio onde havia sido realizado o jogo e resultou em um morto e mais de cem feridos . (KFOURI; 1996; MACHADO; 1996; FOLHA; 2001).

As autoridades acusaram as torcidas organizadas pelo acontecimento e começaram um processo para extingui-las São Paulo. Muitos diziam que a culpa era dos entulhos e das máscondições do estádio que abrigava o jogo.
No entanto, essas “batalhas” acontecem em todo o São Paulo durante os dias de “clássicos” – jogos entre os times mais populares do estado. As torcidas organizadas, depois de alguns anos, voltaram a ser aceitas, com algumas limitações, dentro dos estádios, mas permanecem brigando nas ruas.
A policia é hoje mais duro e chega a agredir qualquer grupo grande detorcedores para que durante os “clássicos”, eles mudem sua rota e não se encontrarem com a torcida rival em algum ponto do percurso, na ida ao estádio ou na volta para casa. Os policias controlam a situação com o cassetete, e ate aqueles que não brigam ou nunca brigaram podem ser agredidos (BUFORD 1991, KFOURI, 1996, MACHADO, 1996, RETTO 1996).

Às vezes a violência vem de quem deveria ajudar aorganiza essas saídas ou entradas, mais com essas atitudes acabam revoltando torcedores que às vezes nem tem a ver com aquilo, às vezes família, crianças e outros. Sendo prejudicado por não poder ir ao estádio por causa dessa violência que acaba tendo.
Embora algumas torcidas organizadas não respeitarem uns aos outros, acaba prejudicando eles como proibição deles dentro de estádios.

Pg. 1Torcidas
Um torcedor no futebol é uma pessoa que aprecia, acompanha e torce por um determinado clube ou seleção de futebol, podendo ser um torcedor normal ou organizado. No futebol, os fãs do esporte são mais numerosos. Isto é devido à popularidade do futebol e condições: estádios ao ar livre com capacidade para dezenas de milhares de pessoas, e uma grande liberdade de expressão.

Essa proporçãodepende de vários fatores, incluindo as conquistas do clube e o grau local do entusiasmo pelo futebol. Existem os torcedores mais aficionados que são organizados em grupos apoiadores oficiais ou não oficiais.

Para incentivar a equipe e mostrar o seu entusiasmo ou insatisfação, os torcedores usam o grito, canções, chiados e vaias. Mas eles também usam a quantidade de pessoas que em grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Futebol
  • Futebol
  • futebol
  • Futebol
  • Futebol
  • futebol
  • Futebol
  • futebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!