Vantagem Competitiva

Páginas: 36 (8774 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
VANTAGEM COMPETITIVA
PORTER
“SÍNTESE DOS CAPÍTULOS 1 A 4”
CAP. 1 - ESTRATÉGIA COMPETITIVA - OS CONCEITOS GERAIS
A estratégia competitiva é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria.Duas questões centrais baseiam a escolha da estratégia competitiva. A primeira é a atratividade das indústrias em termos de rentabilidade a longo prazo e a fatores que determinam esta atratividade.
A segunda questão central em estratégia competitiva são os determinantes de posição competitiva relativa dentro de uma indústria.
Nenhuma questão é suficiente per si só para orientar a escolha daestratégia competitiva.
As indústrias tornam-se mais ou menos atrativas no decorrer do tempo, e a posição competitiva reflete uma batalha interminável entre concorrentes.
Tanto a atratividade da indústria quanto a posição competitiva podem ser modeladas por uma empresa, e é isto o que torna a escolha da estratégia competitiva desafiante e excitante.
O tema central deste livro é de que modouma empresa pode realmente criar e sustentar uma vantagem competitiva em sua indústria - de que modo ela pode implementar as estratégicas genéricas amplas.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação da empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superiorprovém da oferta de preços mais baixos que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do fornecimento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto. Existem dois tipos básicos de vantagem competitiva: liderança em custo e diferenciação.
A ANÁLISE ESTRUTURAL DE INDÚSTRIAS
A estratégia competitiva deve surgir de uma compreensão sofisticada de regras da concorrênciaque determinam a atratividade de uma indústria. A meta final da estratégia competitiva é lidar com estas regras e, em termos ideais, modificá-las a seu favor. Em qualquer indústria, seja ela doméstica ou internacional, que produza um produto ou serviço, as regras da concorrência estão englobadas em cinco forças competitivas: a entrada de novos concorrentes, a ameaça de substitutos, o poder denegociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes existentes.
As cinco forças determinam a rentabilidade da indústria porque influenciam os preços, os custos e os investimentos necessários em uma indústria - os elementos de retorno sobre o investimento. O poder do comprador influencia os preços que uma indústria pode cobrar, da mesma forma quea ameaça de substituição. O poder dos compradores também pode influenciar o custo e o investimento, porque compradores poderosos exigem serviços dispendiosos. O poder de negociação dos fornecedores determina o custo das matérias-primas e de outros insumos. a intensidade da rivalidade influencia os preços, assim como os custos da concorrência em áreas como; fábrica, desenvolvimento de produto,publicidade e força de vendas. A ameaça de entrada coloca um limite nos preços e modula o investimento exigido para deter entrantes.
Os elementos mais importantes da estrutura da indústria são os seguintes:
-BARREIRAS DE ENTRADA (contra novos entrantes)
∙ Economias de escala
∙ Diferenças de produtos patenteados
∙ Identidade da marca
∙ Custo de mudança
∙ Exigências de capital
∙Acesso à distribuição
∙ Vantagens de custo absoluto
∙ Curva de aprendizagem
∙ Acesso a insumos necessários
∙ Projeto de produtos de baixo custo
∙ Política governamental
∙ Retaliação esperada
-DETERMINANTES DO PODER DOS FORNECEDORES
∙ Diferenciação dos insumos
∙ Custos de mudanças dos fornecedores e das empresas na indústria
∙ Presença de insumos substitutos
∙ Concentração dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vantagens Competitivas
  • VANTAGEM COMPETITIVA
  • Vantagem Competitiva
  • vantagens competitivas
  • vantagens competitivas
  • Vantagem competitiva
  • Vantagem competitiva
  • vantagens competitivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!