Pelcor

4713 palavras 19 páginas
Pelcor1. Introdução

No âmbito do projecto da cadeira de Marketing Estratégico, escolhemos como tema principal: “As aplicações da cortiça de forma ecológica e sustentável”.

Decidimos trabalhar este tema uma vez que se trata de um material com variadíssimas utilizações, bastante mais ecológico que alguns produtos similares e, principalmente, devido ao facto de Portugal ser responsável por mais de cinquenta por cento da produção mundial desta matéria-prima. Tivemos, igualmente, em conta o impacto ambiental que advém da utilização deste material e as vantagens ecológicas que teria a substituição de objectos comuns, em objectos com a mesma função produzidos em cortiça. Em última análise, considerámos a cortiça um produto verde e um óptimo substituto de outros menos ecológicos.

Posto isto, propusemo-nos a analisar a marca portuguesa “Pelcor” ao nível do seu mercado e estratégia de marketing actuais.

Deste modo, e através da segmentação de mercado e análise SWOT da marca, pretendemos identificar as vantagens e desvantagens da sua estratégia presente, com a finalidade de encontrar novos segmentos e eventuais soluções para as desvantagens inerentes.

2. A Marca

Data de criação: 2003

Sede: S. Brás de Alportel

A Pelcor é hoje uma marca, representada internacionalmente, de produtos para casa, escritório e acessórios de moda. Esta marca associa o artesanato à moda e cria os produtos com base na cortiça sempre assente no conceito de design/ecologia.

A ideia surgiu a partir da empresa Novacortiça, S.A., de fabrico de discos de cortiça natural para garrafas de champanhe. Representada na Europa (França, Itália, Holanda, Inglaterra e Suíça), também no Japão, China, Macau, Canadá, EUA e mais recentemente na Arábia Saudita, a Pelcor exporta cerca de 30% da produção. Em Portugal conta com duas lojas: uma onde tudo começou, S. Brás de Alportel e a outra na baixa de Lisboa.

Esta é uma marca propriedade da Corkfashion, Lda..

3.

Relacionados

  • Planeamento marketing
    6739 palavras | 27 páginas
  • cortiça
    272 palavras | 2 páginas