pedagogia

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
VIVIANE ribeiro laurindo





PRODUÇÃO TEXTO INTERDICIPLINAR
TRAFELNOS
E O PAPEL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO ESCOLAR







LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
2013

VIVIANE ribeiro laurindo








PRODUÇÃO TEXTO INTERDICIPLINAR
TRAFELNOS
E O PAPEL DOPEDAGOGO NO ESPAÇO ESCOLAR


Trabalho apresentado ao Curso (PEDAGOGIA) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná





LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
2013
INTRODUÇÃO

O papel do pedagogo na organização do trabalho escolar, tem como objetivo a sistematização do trabalho pedagógico, situando a função específica deste profissional nocontexto escolar. Partindo da pesquisa levantada , que aponta para a descaracterização do papel do pedagogo no interior da escola, o trabalho encaminhou-se com base no materialismo histórico, dando ênfase à abordagem qualitativa, utilizando-se de observações e entrevistas, bem como da pesquisa bibliográfica, buscando responder às questões levantadas ao tema.
A realização da pesquisa, trouxe olevantamento de como também o pedagogo pode contribuir para que possa fazer em sua sala de aula motivadora e com significados atraentes pois na maioria das escolas públicas suas tarefas se concretizam indefinidamente deixando-se levar ao acaso, de acordo com as necessidades diárias. Desempenhando diferentes funções, pertinentes ou não ao cargo que ocupa.
O pedagogo ocupa um amplo espaço naorganização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença, é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas.
Logo em seguida vemos um pouco sobre os trafelnos que eram linguagens linguísticas, as quais havia dificuldade de interpretar ,o texto feito por eles. A partir dasconsiderações acima apontadas, este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões, referentes ao papel do pedagogo na escola, de forma que o pedagogo pode contribuir para fazer sua sala mais motivada e com significados positivos, os trafelnos, dentre outros.


DESENVOLVIMENTO
A educação escolar é a principal forma de estabelecimento da construção dos saberes, pois amesma é responsável pela socialização desses saberes constituídos pela humanidade, tendo a tarefa de propiciar a cada um em o acesso do saber elaborado e as formas com que se atinge esse saber, é necessário definir quais são os saberes a serem apropriados pelos seres humanos, pois uma boa escola exige uma participação ativa do bom educador, cumprindo o papel de mediador, de transmitir da sociedadee do educando.
O papel do educador, sua função de orientador, ou melhor, ainda mediador é fundamental.
O bom professor parece estar ao nível dos alunos, não como alguém desmerecido em sua posição, o bom professor parece estar ao nível dos alunos, não como alguém desmerecido em sua posição, o bom professor explica bem, tem que explorar as condições de funcionamento das atuais práticasdiscursivas que reconstroem o universo educativo a partir das tecnologias da informação e comunicação, tomando como pressuposto que a realidade se produz no discurso.
Temos que considerar que a discussão sobre a escola democrática perpassa à sala de aula, bem como, à democratização dos processos pedagógicos, nas relações professor-aluno, aluno-aluno, aluno-conhecimento. Diz respeito também à utilização demetodologias participativas, centradas não apenas nas atividades dos professores, mas nos trabalhos dos alunos.
É um grande desafio para o professor atuar como líder e desenvolver formas de organização inovadoras, empreendedoras e participativas, mas isto é indispensável. Algumas das importantes e atuais funções do professor são prever e se antecipar às mudanças, assim, o professor deve saber...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!