Pedagogia

Páginas: 2 (447 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Síntese do texto: O campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo.
Aluna: Raylla Moreira Pereira Perrut


Os questionamentos em relação ao campo de estudo dapedagogia, de um modo geral, estão em debate a mais de vinte anos, por diversas organizações científicas e profissionais da educação. Sendo assim, ainda há inúmeros preconceitos, que vão desde o apego a tesesultrapassadas à insistência em dizer que a docência é a identidade de um educador, a divisão do trabalho dentro da escola, etc.
Podemos perceber que a profissão do pedagogo, atuando como professortem sido abalada por alguns fatores, tais como: Baixos salários, deficiências de formação, desvalorização profissional e falta de profissionalismo.
Nenhum indivíduo escapa da educação, haja vista queela acontece em casa, na igreja ou na escola e precisamos dela para aprender, ensinar, saber, fazer, conviver. Não há única forma nem modelo de educação e a escola também não é o único lugar ondeacontece.
Com as transformações contemporâneas, a educação passou a acontecer em muitos lugares e com outras modalidades, acentuando o poder pedagógico de vários agentes educativos formais enão-formais.
A intervenção pedagógica acontece não apenas na família e na escola, mas também nos meios de comunicação, nas instituições não- escolares, na televisão, em livros didáticos e paradidáticos, naelaboração de jogos e brinquedos. Portanto, a pedagogia ocorre também em outras esferas como empresas, para supervisão e orientação de trabalhos.
Atualmente, o capitalismo internacional coloca novasquestões para o campo da pedagogia, que passa por transformações e processos de requalificação profissional, onde são requeridas novas habilidades e um comportamento profissional flexível.
O pedagógicoperpassa toda a sociedade, abrangendo tanto a educação informal, quanto a não formal. Com isso, precisamos compreender que a pedagogia ultrapassa o conceito de “ensinar a matéria” ou “utilizar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!