Conceito de Cidadania na Roma Antiga

Páginas: 5 (1202 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Atividade Curricular
Disciplina: História Antiga
Professor: Wesley
Acadêmico: João Corrêa Neves Junior

A Cidadania na Roma Antiga
A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. A sociedade romana fazia discriminações e separava as pessoas por classes sociais. Havia, em primeiro lugar, osromanos e os estrangeiros, mas os romanos não eram considerados todos iguais, existindo várias categorias. Em relação à liberdade das pessoas era feita a diferenciação entre livres e escravos, mas entre os que eram livres também havia igualdade, fazendo-se distinção entre os patrícios – membros das famílias mais importantes que tinham participado da fundação de Roma e por isso considerados nobres, eos plebeus, pessoas comuns que não tinham o direito de ocupar todos os cargos políticos. Com o tempo foram sendo criadas categorias intermediárias, para que alguns plebeus recebessem um título que os colocava mais próximos dos patrícios e lhes permitia ter acesso aos cargos mais importantes.
A condição de cidadão Romano, rogava uma série de privilégios, na sua versão definitiva e plena, todavia,permitia o acesso aos cargos públicos e às várias magistraturas, a possibilidade de participar das assembleias políticas da cidade de Roma, diversas vantagens de carácter fiscal e, importante, a possibilidade de ser sujeito de direito privado.
Já o trabalho era escravo, sob a supervisão dos nobres, donos de terra e homens ricos. A principal atividade era o trabalho no campo, em especial ocultivo de trigo. A produção abastecia as cidades que por sua vez distribuíam entre o império. Outras importantes ocupações foram: Soldados, Mercadores, Artesãos, atores, dançarinos, gladiadores, entre outros. Já para a elite, advogados, professores, engenheiros, ou a carreira pública no governo.


João Corrêa Neves Junior



Atividade Curricular
Disciplina: História Antiga
Professor: WesleyAcadêmico: João Corrêa Neves Junior


Definir as principais características dos períodos:

Paleolítico:

A chamada Antiga Idade da Pedra ou Idade da Pedra Lascada marca o primeiro e mais longo período da História, pois abrange os tempos desde o aparecimento do homem até aproximadamente 12 a 10 mil anos atrás. Sua denominação provém do uso da pedra lascada como instrumento de trabalhopredominante nesse período. Estes instrumentos, embora rudimentares, representavam naquele momento histórico um avanço tecnológico, pois o homem, através do seu trabalho, utilizando sua capacidade racional, fabricava suas primeiras ferramentas. O Paleolítico é marcado também pelo fenômeno da glaciação.

Neolítico:

O período Neolítico, é marcado pela poder e desenvolvimento da agricultura. Com ocultivo, foi possível construir moradias fixas perto dos rios para que haja facilidade no manuseio bem como na abundância de alimentos, o que possibilitou a integração entre outros povos, aumentando ainda mais a população. Nesse período, começaram também a domesticar os animais e o trabalho passou a ser para todos, independente de serem homens e mulheres. Neolítico quer dizer, Idade da Pedra Polida,pelo fato de os instrumentos serem feitos de Pedra Lascada e Pedra Polida. 

+ A peça que será mostrada na sala de aula hoje, foi encontrada no município de Quirinópolis por um produtor rural anônimo, em meados de 2011. As pessoas mais antigas costumavam chamar esses artefatos de “pedra raio”. Outros acreditam ser um artefato indígena. Pesquisa preliminar não cientifica, baseando-se apenas emfotos e aparência física, indicam que o objeto pode se tratar na realidade de um artefato do período neolítico, com potencial para ter sido forjado no período compreendido entre os anos 3.000 a.C. a 10.000 a.C.


Idade dos Metais:
A idade dos Metais compreende os período mais ou menos entre 5.000 a.C. e 4.000a.C., com a descoberta da técnica para a fabricação de diversos utensílios com metais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cidadania na Roma antiga
  • A Cidadania na Roma Antiga
  • A CIDADANIA NA ROMA ANTIGA
  • CIDADANIA NA ROMA ANTIGA
  • Cidadania na Grécia e na Roma Antiga
  • como ocorria a cidadania na grecia,roma antiga
  • Roma antiga
  • Roma Antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!